MUD Valinor

Primeiras dúvidas

Novo no MUD? Então é recomendável que você gaste alguns minutos lendo estas questões, e economize horas de aprendizado online. Questões iniciais como conceitos, temática, modos e objetivos de jogo, entre outras, são explanadas neste tópico. Dúvidas sobre conexão e criação de personagens tem um tópico exclusivo.

O que é o MUD Valinor?

Err... Melhor você ler a introdução que existe na página principal deste site. :)

Quem faz o MUD Valinor?

O MUD Valinor é mantido por uma equipe de voluntários, em geral ligados a Valinor.

Qual a relação entre a Valinor e o MUD Valinor?

O MUD Valinor é uma parte do Grupo Valinor, assim como a Lothlórien ou a Durbatulûk.

Quanto cada membro da equipe ganha para criar o MUD?

Isso é relativo. Se a pergunta se refere a dinheiro, não ganhamos nada. Se a pergunta se refere a satisfação pessoal, ganhamos muito. Todos somos voluntários e desenvolvemos o MUD porque nos identificamos com ele de alguma forma, assim como admiramos a obra de Tolkien e tentamos criar algo interessante e divertido a partir dela.

Quem são os Maiar?

No MUD, os Maiar são os responsáveis pelo gerenciamento e manutenção das atividades online, ou seja, execução de quests, resolução de problemas, auxílio em dúvidas, aprovação de personagens, manutenção da ordem, etc. Um Maia é um colaborador da equipe de desenvolvimento do MUD, porém, possui poderes especiais para poder executar suas tarefas. Por exemplo, em quests e eventos de roleplay um Maia pode "encarnar" um NPC e assumir o lugar dele. Maiar são pessoas que possuem muita responsabilidade e conhecimento sobre todo o funcionamento do MUD. Trate um Maia como você trata um moderador do fórum.

O correto é Maia ou Maiar?

Ambos: Maiar é o plural de Maia.

Como eu faço para jogar?

O MUD funciona mais ou menos como a web, você precisa acessá-lo com um cliente específico (assim como você usa um navegador para a web ou um cliente de IRC para IRC). Melhor você ler nosso Guia de Conexão para Jogadores Iniciantes. A FAQ também possui uma seção dedicada apenas para dúvidas sobre conexão ao MUD.

Ao jogar no MUD, eu ficarei exposto a hackers?

Não. Em termos de segurança, o acesso ao MUD é semelhante a navegação pela web, ou melhor, é ainda mais seguro que esta, pois muitas vezes a navegação pela web envolve scripts, applets Java e controles ActiveX (inseguros por natureza). O MUD só transfere texto, e está imune a estes problemas.

O MUD pode transmitir vírus de computador?

Não. O MUD só lida com texto. Nenhum tipo de código oriundo do MUD é executado no lado cliente.

Por que o que eu digito não aparece na tela?

Provavelmente, seu cliente está com o ECO LOCAL (local echo) desativado. O que você digita no terminal (telnet) é apenas mandado para o servidor, e não para a sua tela. Você pode muito bem jogar com o eco local desativado, é um pouco estranho, mas você consegue. Isto é o padrão no telnet do Windows. Para ativar o eco local no telnet do Windows 95/98/ME, o procedimento é Editar -> Preferências -> Echo Local. Já no Windows XP/2000/2003, abra o telnet sem conectar e digite set local_echo. Pronto! Feito!

A armadura é melhor quando está positiva ou negativa?

Quanto menor o valor do atributo armadura, melhor. Por consequência, uma armadura negativa é melhor que uma positiva.

Como eu descubro quem mais está jogando?

Digite WHO. Este comando exibirá uma lista com os personagens atualmente conectados.

Encontrei um erro de ortografia em algum lugar do MUD...

Por favor, avise-nos! Erros de ortografia podem passar despercebidos durante o processo de desenvolvimento do MUD. O comando TYPO foi feito especialmente para relatar esses erros para a equipe de desenvolvimento. Você só precisa digitar
TYPO <uma descrição do erro>
Por exemplo: Você estava andando pela Biblioteca de Valfenda e viu o objeto "Um livro de cpa marrom", você pode digitar algo como
TYPO Na Biblioteca de Valfenda tem "um livro de cpa marrom"
Se você encontrar um erro na descrição de alguma sala, você não precisa se preocupar em dizer onde o encontrou: A sala onde você digita o comando é registrada automaticamente. Uma lista com os erros de ortografia é enviada diariamente para os e-mails do desenvolvedores, assim, eles poderão tratar logo do assunto.

Estou em uma sala sem saída. O que eu faço?

Antes de tudo, verifique se:

Eu estava lutando contra um NPC, e minha conexão caiu. Quando eu voltei eu perdi experiência... por quê?

Quando você está lutando e a conexão cai, o MUD automaticamente retorna você para um lugar seguro (o ponto de entrada em sua cidade natal). Mesmo assim existe uma perda de experiência, que é similar a perda causada pela magia Retorno. Isto evita que desconexões propositais sejam usadas para fugir de lutas. Você poder desabilitar este recurso com config +norecall, porém, se você fizer isto e sua conexão cair durante uma luta, a vida do seu personagem corre sério risco!

Eu tinha um objeto e agora ele desapareceu! E agora?

Primeiramente, você tem certeza que perdeu o item? Verifique detalhadamente se ele não está guardado dentro de alguma bolsa, sacola, mochila ou demais containers. Existem várias razões que podem levar ao desaparecimento de itens, todos perfeitamente normais no jogo, os principais são:

Meu personagem morreu! E agora?

Não entre em pânico! Ao morrer, os personagens ficam sob os cuidados de Námo, o Senhor de Mandos, e de acordo com a índole do seu personagem, poderá retornar a vida. Isto pode levar algum tempo (alguns dias, em contexto IC). Lembre-se, porém, que todos os objetos que seu personagem estava carregando ficarão abandonados junto ao seu cadáver - você deverá buscá-los.

Meu personagem tem um animal de estimação que se perdeu. Como eu posso encontrá-lo?

Só há a forma óbvia: procurando. Você pode fazer isso voltando ao local onde seu personagem se separou do animal, ou usar habilidades de rastreamento para esse fim. Vale lembrar que animais de estimação não se movem pelo mundo se seus donos não estiverem por perto -- ele estará exatamente onde foi deixado.

Não consigo ler textos longos porque eles passam rápido demais pela tela. Como eu resolvo isso?

Em geral, este problema acontece se você estiver usando algum cliente que não mantenha um histórico do texto enviado pelo MUD. O MUD dispõe de um recurso chamado pager, que permite fazer pausas no envio do texto para que você consiga ler. Você pode ativá-lo digitando CONFIG +pager. Você pode obter mais informações sobre este recurso digitando HELP PAGER.

O MUD diz que meu personagem está com fome. Como eu faço para comer?

Você precisa ter algum alimento em seu inventário, e então poderá digitar EAT <alimento> (onde <alimento> é o nome do alimento que está no seu inventário, EAT PAO, por exemplo). Alimentos podem ser comprados, frutos podem ser coletados de árvores, etc. Você também pode obter alimentos gratuitamente por meios menos lícitos, mas aí é outra história :)

O MUD diz que meu personagem está com sede. Como eu bebo água?

Você precisa ter um cantil, garrafa, porunga, etc. em seu inventário, e então poderá digitar DRINK <frasco> (onde <frasco> é o frasco que contém o líquido). Se você tem um cantil com água, e beber toda a água dele, você poderá enchê-lo novamente em uma fonte com o comando FILL. Consulte a ajuda destes comandos para maiores informações.

O que significam esse monte de campos com informações a respeito do meu personagem?

De fato, há bastante nuances relacionadas ao seu personagem, a maioria delas visível pelo comando SCORE. A maioria dos campos são explicados no HELP (digite HELP <nome do campo>) mas também há informações detalhadas neste texto sobre os atributos do seu personagem ou ainda no Glossário.

Qual a relação entre o tempo no MUD e o tempo no mundo real?

Cada hora no MUD equivale a cinco minutos na vida real e, por conseqüência, um dia no MUD equivale a duas horas reais. Da mesma forma, um dia real equivale a doze dias no MUD e um ano no MUD equivale a um mês real (lembre-se que os calendários do MUD usam anos de 360 dias).

Tem algo estranho aqui. Acho que encontrei uma falha (bug) no jogo...

Avise-nos! Falhas podem existir, e muitas vezes só as descobrimos com o auxílio dos jogadores. O comando BUG serve exatamente para relatar este tipo de problema. Você só precisa digitar
BUG <uma breve descrição>
Os bugs relatados são enviados diariamente para os e-mails dos desenvolvedores, que então poderão cuidar do caso.

Tenho uma sugestão para o MUD. Como posso enviá-la para a equipe?

Ideias relativamente curtas (cuja descrição se resume a uma linha) podem ser enviadas através do comando IDEA. A sintaxe é simples
IDEA <descrição>
Ideias mais longas e complexas podem ser enviadas através dos correios do MUD, ou ainda pelo fórum do MUD.

Tento fazer alguma coisa e recebo mensagens como "Você não pode fazer isto sentado" ou "Em seus sonhos... Imagino eu...". Por quê?

Seu personagem está sentado ou dormindo, e muitas ações não podem ser feitas nestes estados. Há alguns comandos fundamentais para mudar o estado do seu personagem:

Um jogador está me importunando com mensagens ofensivas ou inapropriadas. Como evito isso?

Inicialmente, lembramos que as Políticas de Jogo do MUD Valinor proíbem qualquer tipo de ofensa OOC entre jogadores e tais casos de desrespeito devem ser comunicados aos Maiar. Uma forma imediata de impedir tal personagem de lhe imortunar é ignorar automaticamente todas as mensagens OOC vindas deste jogador, o que pode ser feito digitando "IGNORE <nome do jogador>". Detalhes adicionais podem ser obtidos digitando HELP IGNORE.

Sua dúvida não está aqui? Pergunte!

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Bater em portas? Aterrissar? Digite COMMANDS e veja a lista completa de todos os comandos que pode usar!