Clientes de MUD
Resumo: Aqui listamos alguns clientes de MUD (isto é, um programas para entrar no MUD) para Windows, Linux e Mac, para ajudar aqueles usuários que tem dificuldades em achar um cliente que satisfaça suas necessidades. Esta lista de clientes foi criada com as opiniões dos usuários e desenvolvedores do MUD e, se você tiver alguma contribuição, sinta-se livre para enviá-la. É importante ressaltar que esta lista não pretende ser absoluta, exata ou permanentemente atualizada.
MUSHclient
- Versão analisada:
- 4.14
- Licença:
- Gratuito/Livre (BSD-like)
- Site:
- http://www.mushclient.com/mushclient/mushclient.htm
- Ambiente:
- Windows
Um cliente completo, constantemente atualizado, avançado com diversos recursos. O mais usado por iniciantes e útil mesmo a jogadores experientes, tem uma interface amigável e intuitiva que permite configurações de cor, gravação de logs a qualquer tempo, avisos sonoros etc. Tem suporte a aliases, triggers, macros, timers e várias outras coisas. Também tem suporte a VBScript, JavaScript, Python, Perl, Tcl, PHP e Lua. Se você procura um cliente simples e avançado ao mesmo tempo, o MUSHclient é uma boa escolha. Mais informações no site.
KildClient
- Versão analisada:
- 2.11.0
- Licença:
- Gratuito/Livre (GPL v2)
- Site:
- http://kildclient.sf.net
- Ambiente:
- Windows e Linux
Criado pelo Cildraemoth, um dos desenvolvedores do MUD Valinor. É um cliente prático e poderoso para Linux, mas desaconselhável para Windows, pois precisa ter o interpretador perl e sua configuração não é intuitiva ou ligeira para leigos. Um dos recursos mais interessantes é seu interpretador da linguagem Perl embutido, o que é uma ferramenta poderosa. Outros recursos comuns em clientes de MUD são suportados, como triggers, aliases, macros, gags etc.
Omnimud
- Versão analisada:
- ?
- Licença:
- Freeware
- Site:
- http://omnimud.org/
- Ambiente:
- Windows
Este cliente tem suas peculiaridades e é especialmente recomendado para usuários do JAWS -- você até pode usá-lo como um cliente comum, mas ele não se destaca dos demais quando tratado dessa forma. Esse cliente foi cuidadosamente projetado para ser compatível com leitores de tela, o que torna-o uma boa opção para deficientes visuais. O Maider criou alguns scripts que melhoram sua usabilidade com versões mais novas do JAWS, substituindo os scripts fornecidos junto com o cliente. Detalhes no nosso Guia de configuração de Clientes de MUD.
PuTTY
- Versão analisada:
- 0.53
- Licença:
- MIT (GPL-compatível)
- Site:
- http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/
- Ambiente:
- Windows
PuTTY não é um cliente específico para MUD, e sim um poderoso emulador de terminais, que entre outras coisas, também serve para conectar ao MUD. Em uma comparação simplória, ele tem o mesmo objetivo do telnet do Windows. Nele você não terá nenhum recurso específico para MUD (nada de aliases, macros, etc) porém poderá jogar perfeitamente. O PuTTY suporta perfeitamente acentuação e cores ANSI, além de ser amplamente configurável. Sem dúvida um dos melhores emuladores de terminal disponíveis para Windows. Recomendado apenas para usuários avançados.
Tinyfugue
- Versão analisada:
- 4.0
- Licença:
- GPL
- Site:
- http://tinyfugue.sourceforge.net
- Ambiente:
- Linux, UNIX, Mac, Windows (Modo Texto)
Um cliente para console (mas você pode rodá-lo dentro de um terminal gráfico). Possui muitos recursos de programação, mas requer uma certa habilidade do usuário. Suporta perfeitamente cores ANSI e acentuação. Opção recomendada para usuários avançados ou experientes.