MUD Valinor

Clientes de MUD

Resumo: Aqui listamos alguns clientes de MUD (isto é, um programas para entrar no MUD) para Windows, Linux e Mac, para ajudar aqueles usuários que tem dificuldades em achar um cliente que satisfaça suas necessidades. Esta lista de clientes foi criada com as opiniões dos usuários e desenvolvedores do MUD e, se você tiver alguma contribuição, sinta-se livre para enviá-la. É importante ressaltar que esta lista não pretende ser absoluta, exata ou permanentemente atualizada.

MUSHclient

Versão analisada:
4.14
Licença:
Gratuito/Livre (BSD-like)
Site:
http://www.mushclient.com/mushclient/mushclient.htm
Ambiente:
Windows

Um cliente completo, constantemente atualizado, avançado com diversos recursos. O mais usado por iniciantes e útil mesmo a jogadores experientes, tem uma interface amigável e intuitiva que permite configurações de cor, gravação de logs a qualquer tempo, avisos sonoros etc. Tem suporte a aliases, triggers, macros, timers e várias outras coisas. Também tem suporte a VBScript, JavaScript, Python, Perl, Tcl, PHP e Lua. Se você procura um cliente simples e avançado ao mesmo tempo, o MUSHclient é uma boa escolha. Mais informações no site.

KildClient

Versão analisada:
2.11.0
Licença:
Gratuito/Livre (GPL v2)
Site:
http://kildclient.sf.net
Ambiente:
Windows e Linux

Criado pelo Cildraemoth, um dos desenvolvedores do MUD Valinor. É um cliente prático e poderoso para Linux, mas desaconselhável para Windows, pois precisa ter o interpretador perl e sua configuração não é intuitiva ou ligeira para leigos. Um dos recursos mais interessantes é seu interpretador da linguagem Perl embutido, o que é uma ferramenta poderosa. Outros recursos comuns em clientes de MUD são suportados, como triggers, aliases, macros, gags etc.

Omnimud

Versão analisada:
?
Licença:
Freeware
Site:
http://omnimud.org/
Ambiente:
Windows

Este cliente tem suas peculiaridades e é especialmente recomendado para usuários do JAWS -- você até pode usá-lo como um cliente comum, mas ele não se destaca dos demais quando tratado dessa forma. Esse cliente foi cuidadosamente projetado para ser compatível com leitores de tela, o que torna-o uma boa opção para deficientes visuais. O Maider criou alguns scripts que melhoram sua usabilidade com versões mais novas do JAWS, substituindo os scripts fornecidos junto com o cliente. Detalhes no nosso Guia de configuração de Clientes de MUD.

PuTTY

Versão analisada:
0.53
Licença:
MIT (GPL-compatível)
Site:
http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/
Ambiente:
Windows

PuTTY não é um cliente específico para MUD, e sim um poderoso emulador de terminais, que entre outras coisas, também serve para conectar ao MUD. Em uma comparação simplória, ele tem o mesmo objetivo do telnet do Windows. Nele você não terá nenhum recurso específico para MUD (nada de aliases, macros, etc) porém poderá jogar perfeitamente. O PuTTY suporta perfeitamente acentuação e cores ANSI, além de ser amplamente configurável. Sem dúvida um dos melhores emuladores de terminal disponíveis para Windows. Recomendado apenas para usuários avançados.

Tinyfugue

Versão analisada:
4.0
Licença:
GPL
Site:
http://tinyfugue.sourceforge.net
Ambiente:
Linux, UNIX, Mac, Windows (Modo Texto)

Um cliente para console (mas você pode rodá-lo dentro de um terminal gráfico). Possui muitos recursos de programação, mas requer uma certa habilidade do usuário. Suporta perfeitamente cores ANSI e acentuação. Opção recomendada para usuários avançados ou experientes.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Bater em portas? Aterrissar? Digite COMMANDS e veja a lista completa de todos os comandos que pode usar!