MUD Valinor

Guia de Conexão para Jogadores Iniciantes

por Alatar, em 15/11/2008, lido 27407 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: Um passo a passo para se conectar e começar a jogador no MUD Valinor. Se você é novo por aqui, comece lendo esse texto.

Há três passos necessários para participar do MUD Valinor: conectar ao MUD, criar um personagem e se familiarizar com a dinâmica do jogo. A seguir, temos um passo-a-passo para fazer isso sem grandes delongas. Não se assuste com o tamanho do texto: ele prevê várias possibilidades e problemas comuns e você provavelmente não precisará seguir todos os procedimentos descritos.

Conectando ao MUD

O MUD é semelhante a uma página da internet e todos os dados do seu personagem ficarão salvos em um servidor, e não no seu computador. Isso permite que você saia do jogo em casa e entre a partir do seu computador do trabalho (ops!) e tudo estará exatamente como você deixou. Há dois modos de conectar ao MUD:

Modo 1 - Usando o cliente online

Esse é o modo mais prático, pois dispensa a instalação de um programa em seu computador, basta clicar aqui (ou aqui se algum bloqueador de popups impediu a janela de abrir corretamente). Para facilidade, há um atalho para esse cliente no canto direito de todas as páginas do site.

Esse método não é o mais adequado para quem tem conexões lentas e pode apresentar alguns outros problemas. Caso ele não funcione, você pode ler a ajuda do cliente ou partir para a solução abaixo. Se tudo funcionou, siga para a seção "Criando seu personagem".

Modo 2 - Usando um cliente convencional

Um cliente de MUD é um programa especial para conectar a MUDs. Ao contrário do nosso cliente online, clientes convencionais precisam ser obtidos e instalados em seu computador. Há vários deles disponíveis gratuitamente na Internet e elaboramos uma pequena lista de clientes bastante usados. Escolha um, baixe-o e instale-o. Você precisará configurar o cliente para acessar o MUD Valinor, e cada cliente tem seu próprio modo de fazer isso. Em todos, você deve informar:

Host (ou Servidor): mud.valinor.com.br
Porta: 4000

Se você não souber como fazer isso, veja se seu cliente está no nosso Guia de configuração de clientes de MUD. Se você ainda tiver alguma dificuldade para conectar, principalmente se você estiver em alguma rede restrita (como dentro de uma empresa ou universidade), recomendamos uma leitura da nossa lista de perguntas frequentes sobre conexão.

Criando seu personagem

Agora que você consegui se conectar ao MUD Valinor, o próximo passo é criar um personagem. Nesta etapa, você tomará algumas decisões que influenciarão sua experiência de jogo. Como as possibilidades são muitas, você pode criar quantos personagens quiser mas só poderá conectar um deles por vez, conforme nossas Políticas de Jogo.

1º passo: Nome do personagem

Aqui você terá que informar o nome de seu futuro personagem. Pelas nossas Políticas de Jogo, não são permitidos nomes que:

Depois de informar o nome, confirme-o digitando Sim.

2º passo: Senha

Será a senha que permitirá você conectar com o personagem. Escolha uma senha que seja difícil de descobrir. ;) Após informar, confirme-a.

3º passo: E-mail

Este é um item opcional. Você pode indicar um endereço de e-mail que será usado para enviar uma nova senha se você esquecer a senha que você acabou de escolher. O e-mail indicado aqui não será divulgado de forma alguma e será usado apenas para envio de novas senhas. Deixe o campo em branco se você preferir, mas cuidado para não esquecer a senha! Não temos outra maneira de enviá-la. Você também poderá alterar esse endereço depois, durante o jogo.

4º passo: Sexo

Opa! Uma coisa temos que destacar: Personagem não tem nada a ver com o jogador. Você pode escolher o sexo de seu personagem independente do seu sexo OOC mas, em IC, você deverá interpretar de acordo.

5º passo: Raça

Escolha uma raça para seu personagem: humano, elfo, meio-elfo, hobbit ou anão. Cada raça tem algo adicional comparando com as outras; se voc tiver alguma dúvida, digite HELP nome-da-raça para ler a ajuda específica.

6º passo: Idade

Defina a idade atual do seu personagem. Os limites de idade possíveis variam de acordo com a raça escolhida. Uma vez inserido no MUD, seu personagem passará a envelhecer de acordo com o calendário do MUD.

7º passo: Cidade-natal

É hora de definir a cidade-natal do seu personagem, as opções disponíveis variam de acordo com a raça informada anteriormente.

8º passo: Classe

Agora defina a classe do seu personagem. Cada classe tem seu modo de viver; algumas conseguem usar magias, outras não. Para ver algo a mais sobre as classes, digite HELP nome_da_classe.

9º passo: Acessibilidade para sintetizadores de voz

Este é um recurso especialmente útil para deficientes visuais que usam sintetizadores de voz. Ativando-o o MUD ajustará todos os textos para tornar a leitura mais confortável, por exemplo, substituindo gráficos de barras por porcentagens e apresentando tabelas em ordem natural de leitura. Se você não usa um sintetizador de voz, não precisa ativar essa opção.

10º passo: ANSI ou não?

Você escolhe se usará cores ANSI ou não. ANSI é o padrão para sequências de cores usado pelo MUD Valinor e dependem dos recursos do cliente (se você usa o cliente online, ou o MushClient, KildClient, RoaTerm, etc. poderá responder "Sim"; Se o seu cliente não suporta cores, responda "Não". Você também poderá alterar essa opção durante o jogo.

Enfim, Diversão

Pronto! Seu personagem foi criado e estará na Academia de Aventureiros, um ambiente meio OOC feito especialmente para você descobrir mais sobre o MUD. Leia tudo atentamente por e leia também o HELP START e o HELP (é só digitar esses comandos). Seu personagem não estará aprovado ainda e terá que esperar um Maia aprovar seu nome. Quando você for aprovado uma mensagem aparecerá e você terá acesso a todos os comandos do MUD Valinor por inteiro. Bom jogo!

(criado por Alatar Anor em 01/06/2004 e revisado por Dermeister em 18/10/2006 e 15/11/2008)

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Dificuldades para ter um nome autorizado? Consulte logo o POLICY NOMES.