MUD Valinor

Conhecendo os atributos do seu personagem

por Dermeister, em 11/11/2003, lido 5416 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: Há muitos dados a respeito do seu personagem que você precisará conhecer ou definir para obter o máximo aproveitamento dos recursos do jogo. Aqui listamos a grande maioria deles, juntamente com uma breve descrição do seu significado. Este não pretende ser um guia exaustivo, porém, será um bom ponto de partida.

Nome - É simplesmente o nome do seu personagem. Cada personagem do MUD tem um nome único, e é este nome que você usará para se referenciar ao personagem.

Sobrenome - A maioria dos personagens possui uma família, e o sobrenome da família é anexado ao nome do personagem em muitas situações.

Título - O título é uma designação atribuída ao personagem, por fama ou orientação pessoal. Um personagem Hobergil pode se intitular, por exemplo, de Hobergil, o Guardião. O MUD atribui um título automático ao seu personagem de acordo com a sua evolução, mas se você quiser, você pode atribuir outro com o comando TITLE. Títulos precisam ser unicamente descritivos, isto é, não devem conter verbos ou fazer referências a situações nas quais seu personagem não pode estar devidamente inserido (há regras específicas para títulos em nossas Políticas de Jogo).

Descrição - Este é o texto que outro personagem vê ao olhar para o seu personagem. Uma descrição deve se limitar a aspectos físicos do personagem, sem depender de interpretações subjetivas. Você pode definir a descrição do seu personagem com o comando DESCRIPTION.

Biografia - É um breve histórico da vida do seu personagem, que é usado para o background das interpretações. Ela é visível com o comando WHOIS, ou seja, para ver a biografia de Hobergil, você deve digitar WHOIS Hobergil. Você pode definir a biografia do seu personagem com o comando BIO.

Data de nascimento - É a data de nascimento do personagem. A data de nascimento é atribuída durante a criação do personagem, de forma que ele aparecerá pela primeira vez no jogo com determinada idade, de acordo com sua raça (por exemplo, elfos começam no jogo com idades próximas a 300 anos e humanos perto dos 18 anos). A data de nascimento é indicada no Calendário de Gondor.

Idade - É a idade do seu personagem, definida pela data de nascimento conforme a data atual do MUD.

Povo - É o povo ao qual seu personagem pertence, muitas vezes indicado através da sua cidade natal. Este povo foi selecionado durante a criação do personagem.

Raça - É a raça do seu personagem, definida durante a criação. Apenas raças existentes na obra de Tolkien podem ser usadas.

Classe - É a "profissão" do seu personagem no MUD. Você a seleciona durante a criação do seu personagem, e pode mudá-la quando atingir o nível máximo para cada classe (este processo é conhecido como reclasse)

Nível - Este atributo é um pouco diferente do que você está acostumado. No MUD Valinor, cada personagem tem dois níveis: o "nível de classe", que representa o nível de conhecimento do seu personagem na classe atual e o "nível cumulativo" que representa a somatória de todos os níveis de classe que seu personagem já alcançou. Seu personagem começará com ambos os níveis em 1, e periodicamente seu nível de classe será incrementado, a medida que seu personagem ganha Experiência. Ao atingir o centésimo nível de uma classe, você atinge sua máxima proficiência nesta classe, e poderá optar por escolher outra classe -- a este processo chamamos de reclasse. O nível para a classe nova voltará a ser 1, mas o nível cumulativo não será reduzido. Apesar de parecer inicialmente estranho, este sistema permite representar com bastante fidelidade as qualificações do seu personagem, de forma a podermos dizer que ele é "um excelente guerreiro, mas um mago insipiente".

Peso - O peso do seu personagem. Não há spas no MUD :)

Altura - A altura do seu personagem, em metros. Em geral, depende apenas da raça do mesmo.

Força - É o atributo que define a capacidade física do seu personagem. Ele afeta a capacidade do seu personagem carregar peso, e em batalhas ele influi no dano causado por ataques sem armas, ou ainda acrescenta algum dano ao ataque com armas. Muitas perícias também são afetadas por esté atributo.

Destreza - É o atributo que define a agilidade e a precisão do seu personagem. Certos perícias (como Arremessar Objetos) dependem muito deste atributo. Este atributo também influencia no uso de determinados objetos, como Arcos.

Inteligência - É o atributo que define a facilidade do personagem em assimilar conhecimento e aprender novas perícias e magias. Também define a quantidade de pontos de mana que seu personagem recebe ao passar de nível. Este atributo também influencia em batalhas. Não confunda Inteligência com Sabedoria!

Sabedoria - É o atributo que define a capacidade do seu personagem reter conhecimento. Também influencia a quantidade de sessões de prática que seu personagem recebe a cada nível. Não confunda Sabedoria com Inteligência!

Constituição - É o atributo que define a resistência física do seu personagem. Este atributo influencia o número de pontos de vida e de movimento recebidos pelo seu personagem a cada nível, além de atuar sobre a recuperação dos pontos de movimento quando seu personagem descansa.

Carisma - É o atributo que define a beleza física e desenvoltura social do seu personagem. Influencia na habilidade do seu personagem lidar com NPCs comerciantes e, eventualmente, disfaçar más intenções.

Hitpoints - Este atributo define a quantidade de pontos de vida do seu personagem. Se o seu personagem for ferido, ou se envolver em alguma briga, a deterioração deste atributo será proporcional a gravidade dos seus ferimentos.

Mana - Define a energia que seu personagem usa para lançar magias. Em geral, é útil apenas para classes voltadas a magia. Quanto maior este atributo, mais poderosas serão as magias lançadas.

Movimento - Representa a quantidade de pontos de movimento do seu personagem. Estes pontos são consumidos a medida que ele se move pelo ambiente, e o consumo é proporcional ao tipo de terreno e ao peso que o personagem está carregando. Quanto mais pontos de movimento, mais seu personagem poderá andar sem ter que parar para descansar.

Alinhamento - Define o posicionamento do seu personagem entre conceitos absolutos de Bem e Mal. Quanto maior o alinhamento, mais bondoso será seu personagem, e quanto menor, mais malvado. Este atributo influencia na reação de NPCs ao seu personagem e alguns locais do MUD (Valfenda, por exemplo) possuem uma certa oposição a Maldade. Se seu personagem morrer, é este atributo que indicará quanto tempo seu personagem deverá permanecer em Mandos até poder voltar.

Estado Mental - Este atributo indica desvios emocionais do personagem entre depressão e alucinação. No SCORE ele é indicado através de uma barra, situando a depressão à esquerda e alucinação à direita. A posição central representa uma mente equilibrada. O Estado Mental afeta a percepção do mundo pelo seu personagem: um personagem depressivo poderá não ver objetos ou ações e, em casos mais graves, perder frequentemente a consciência; Já um Estado Mental elevado poderá provocar toda sorte de alucinações ao seu personagem. A variação muito brusca do Estado Mental também é danosa -- imagine seu personagem afetado pela síndrome bipolar do humor.

Armadura - Indica o quão protegido está seu personagem, normalmente variando entre 100 e -300. Quanto menor o valor, melhor. Este valor é afetado pela soma da Classe de Armadura de todos os itens que seu personagem está usando podendo ser, inclusive, afetado por determinadas magias. No SCORE este atributo é indicado através de uma barra: quanto mais a direita, melhor a Armadura. Seu personagem só conseguirá ver o valor numérico da Armadura no SCORE após adquirir uma boa percepção do mundo.

Ouro - É a quantidade de moedas de ouro que seu personagem está carregando.

Damroll - Este atributo indica o bônus de dano oferecido ao seu personagem por força física ou itens específicos. Sua influência está restrita a batalhas.

Hitroll - Este atributo indica um bônus oferecido ao seu personagem na propabilidade de um ataque bem sucedido. Sua influência está restrita a batalhas.

Vala - Se seu personagem é devoto a algum Vala, este atributo indicará o nome do mesmo. Você pode tornar seu personagem devoto a um Vala com o comando DEVOTE e poderá ver detalhes sobre os Valar digitando VALAR. A escolha de um Vala é intrínseca ao seu personagem: Gurreiros terão mais ajuda de Tulkas, Elfos tem grande admiração por Varda, personagens de boa índole a caráter se sentirão bem seguindo a Manwë, enquanto Melkor está sempre disposto a auxiliar os mais cruéis e sanguinários a espalhar o terror e o medo sobre Arda -- enfim, a escolha do Vala só depende do seu personagem. Seguir corretamente os ensinamentos de um Vala pode auxiliar seu personagem a sair de muitas situações arriscadas!

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Dicas de jogo

Não se preocupe se as primeiras tentativas de usar uma perícia ou magia recém-aprendida falharem: é treinando e praticando que seu personagem vai dominá-las.