MUD Valinor

Notícias - Primeiro de Abril

01/04/2017 09:04 - Comprometimento de dados do MUD

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilComo sabe-se, tivemos recentemente um período de indisponibilidade que afetou a Valinor inteira por quase uma hora. A falha pareceu estranha desde o começo e, finalmente, depois de alguma investigação, chegamos hoje a uma única conclusão sobre problema: o MUD foi comprometido por um ataque externo e houve modificações não-autorizadas nos dados. Especificamente, áreas, personagens, NPCs, objetos e mecânica do jogo foram alteradas indevidamente pelo invasor.

As consequências desta invasão já foram identificadas:

- O jogo inteiro está mais lento e é provável que certas ações tomem até três vezes mais tempo que o realmente necessário;

- Algumas flechas existentes nos inventários dos personagens ficaram repentinamente maiores e não há forma segura de usá-las. Não tentem dispará-las de qualquer coisa que não seja um arco, sério;

- Um buraco imenso apareceu em uma trilha perto de Bri. Ainda não sabemos o quão fundo ele é e já temos alguns mechamaiar preenchendo-o com terra, mas ainda recomendamos que, por segurança, todos os jogadores mantenham seus personagens longe do local. Algumas pessoas que caíram lá foram parar em Esgaroth e finalmente descobrimos uma forma menos realista de invadir esta cidade que a cavalo;

- Há um shai-hulud à solta perto de Erebor e se você não percebe o quão errado isto é, você tem problemas piores que os do servidor neste momento;

Ainda não temos informações definitivas sobre a identidade dos responsáveis pelo ataque, mas já sabemos que o autor se chama "Elliot" -- mas em alguns momentos parece que há duas pessoas envolvidas. Esperamos que tudo volte ao normal até o fim do dia.

01/04/2016 07:00 - Chegou o dia: MUD-Encontro em Rio Branco (AC)

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilHoje faremos o nosso primeiro MUD Encontro "oficial" do ano e o primeiro na cidade de Rio Branco, no Acre!

A cidade foi escolhida por questões de acessibilidade, para facilitar a presença do maior número possível de jogadores, e para revermos alguns mudders acrianos.

Nos encontraremos no Café Dragão Verde, na Travessa Benjamin Constant, nº 42 a partir das 11h00. Decidiremos a programação da noite entre nós, durante a tarde, em função das pessoas presentes, horários de retorno, estabelecimentos abertos e condições existenciais.

Para quem for, favor avisar a todos pelo chat.

01/04/2015 00:01 - Novas classes de personagens

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilO MUD Valinor convive, desde o início do projeto, com um pequeno número de classes de personagens. As classes que tínhamos até ontem são as mesmas criadas há mais de treze anos, mas hoje este problema foi resolvido. É com muita alegria que anunciamos a liberação de três novas classes de personagens:

Agricultor - Por anos temos adicionado bosques, pomares, canteiros, floreiras e jardins no MUD e o trabalho de manutenção destes objetos e setores tem sido exaustivo. Esta classe resolve o problema para os builders e Maiar e, paralelamente, dá novas possibilidades de interação com o ambiente. Perícias desta classe envolvem o cultivo de espécies vegetais e colheita e extração dos recursos gerados que, depois, podem ser usados como matéria prima para perícias de crafting. Hobbits já começam no jogo com um certo nível inicial de proficiência nas perícias de nível baixo desta classe.

Advogado - Uma classe que vem em boa hora, dadas as discussões frequentes sobre as formas como o Smaug implementa as regras do jogo. A grande maioria das perícias dessa classe envolve a habilidade de deduzir o funcionamento interno do código do MUD mas personagens desta classe poderão, níveis mais elevados, arguir com o código e, em caso de sucesso, conseguir isenção de algumas regras.

Assistente Administrativo - Uma nova classe com ênfase em atividades burocráticas. A inspiração para adicioná-la veio do Alfrid, o assistente do Senhor da Cidade do Lago nos filmes do Hobbit, que foi muito bem recebido pelos fãs das obras. Por ora, personagens desta classe podem escolher apenas Esgaroth e Archet como cidades-natais.

O aviso de costume permanece: novos recursos podem trazer instabilidade e, ainda que as classes tenham sido extensivamente testadas, há a possibilidade de bugs. Caso você encontre algum comportamento estranho, por favor, avise-nos através do comando BUG.

01/04/2014 00:01 - Novo método de acesso: MUD-by-mail

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilHá tempos que o MUD vem fornecendo métodos de acesso inovadores para permitir um jogo fluente independente do dispositivo e dos programas usados pelo jogador (como é o caso do novo cliente web, cujo desenvolvimento está completo e não será mais atualizado, que permite jogar com qualquer navegador mais recente) e, especialmente hoje, anunciamos um novo recurso para aqueles que desejam jogar mas não tem acesso à Internet: MUD-by-mail.

Em breve, os jogadores que optarem por esse método receberão o formulário de acesso impresso em sua casa; Jogadores que já acessam e querem aderir ao novo modo podem usar o comando "POSTALMODE" e indicar seu endereço físico. O formulário inclui a descrição da sala atual, o histórico de comandos recentes e o SCORE atual do personagem. Para jogar, basta escrever o comando no campo apropriado, envelopar junto com um selo para a resposta, selar e entregar à agência de correios mais próxima. Deficientes visuais cujos personagens estão configurados para usar o Modo Aural receberão o formulário impresso em braille e poderão enviá-los por cecograma, dispensando o selo da resposta. Seu personagem executará o comando enviado assim que recebermos o formulário -- o ping atual está entre dois a três dias para acessos feitos nas regiões Sul e Sudeste, mas há possibilidade de algum lag em função da greve dos carteiros.

Aluns cuidados são necessários ao enviar os formulários: preencher os campos com letra de forma e usando apenas caneta azul ou preta; a leitura óptica não funciona bem com letra cursiva ou quando há pouco contraste. Jogadores que enviarem formulários em braile não precisam se preocupar com isto, mas devem tomar cuidado para não puncionar no local errado.

Essa novidade foi bem testada mas, como acontece com todos os recursos novos, alguns bugs podem ter escapado e jogadores podem recebê-los junto com seus formulários. Pedimos que usuários nesta situação enviem o bug anexo ao formulário de resposta (preferencialmente colado com um pedaço de fita adesiva, como neste exemplo). Alguns bugs podem picar, então recomendamos cuidado ao manipulá-los!

01/04/2013 01:00 - Deixando o MUD mais ambientalmente sustentável

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilHoje implantamos algumas novidades que deixarão nosso MUD um pouco mais sustentável e ecologicamente correto. A maior parte das mudanças é sutil o bastante para não afetar a jogabilidade, mas algumas outras são profundas e merecem atenção especial, a saber:

- Reduzimos a vazão de água nas fontes das praças das cidades natais.

- As lixeiras existentes em algumas vilas, como Bri, agora são separadas por tipo de material e o lixo agora é destinado de acordo com esta separação. Por favor, respeitem as indicações;

- Os lojistas não fornecerão mais uma sacola de compras quando jogadores adquirirem mais de uma peça de algum objeto. Recomendamos que todos tenham sacolas reutilizáveis em mãos durante suas compras;

- Estamos removendo gradativamente alguns produtos químicos perigosos do mercado. Os curtumes do MUD, por exemplo, não usam mais mercúrio (ele, porém, continua sendo usado pelos alquimistas e garimpeiros, em pequenas quantidades, até que tenhamos uma alternativa adequada);

- Alteramos o funcionamento das magias Bola de Fogo, Labaredas, Criar Fogo e da perícia Acender Fogueiras para permitir que jogadores controlem seu rastro de carbono. Em breve, teremos mecanismos de compensação adequados;

- Removemos todos os móveis fabricados com madeiras de origem incerta das lojas. Agora as fontes de matéria-prima usadas na sua fabricação podem ser rastreadas;

- Algumas espécies de animais agora estão protegidas e não podem mais ser caçadas.


Agradecemos a compreensão de todos e aproveitamos para informar que não teremos uma novidade interessante no MUD amanhã.

01/04/2012 01:00 - Nomes no MUD e novas traduções das obras

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilHoje alteraremos uma série de nomes de raças, personagens não-jogadores (mobs, NPCs) e locais de acordo com o padrão adotado para as traduções mais novas das obras tolkienianas, como Os Filhos de Húrin, e previsto para aquela nova tradução de O Senhor dos Anéis que acabou cancelada. Esses nomes novos foram muito bem recebidos pelo fandom e não faria muito sentido não os adotarmos no MUD também.

Muitas das mudanças em topônimos podem passar despercebidas para jogadores menos atentos, mas mudanças em nomes de área e raças serão óbvias. As mais visíveis são:

- Os Anões serão renomeados para Ananos;

- Hobbits permanecem com este nome, mas as referências a "pequenos" serão substituídas por "meões";

- A área A Terra dos Buques, ainda em contrução, já entrará com o novo nome de Boquelândia.

Estas mudanças podem demorar algumas horas para se propagarem para o site (ex. um personagem da raça Anano pode continuar aparecendo como Anão no site até o fim da tarde) mas tudo estará normalizado ainda hoje.

Não hesitem em mandar sugestões e comentários pelo comando IDEA!

01/04/2011 00:42 - Um level up para o MUD

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilEm seus nove anos de existência, o MUD Valinor passou de um projeto pessoal dos seus desenvolvedores para uma atividade profissional. Há tempos sabíamos que precisávamos nos consolidar como uma instituição formal para melhor desenvolver nossas atividades, mas só passamos a avançar significativamente neste sentido neste último ano. Após um bocado de trabalho, deliberações, consultas com advogados, assessores e reuniões regadas a chafé, chegamos ao seguinte estado:

- Os Maiar e os membros mais antigos do staff fundaram uma sociedade de capital, a MUD Valinor S.A., que permitirá uma administração mais eficiente do MUD. Na primeira reunião do recém-formado conselho de administração, decidiu-se abrir o capital do MUD para captação de mais recursos.

- Imediatamente, o controle acionário foi transferido para um investidor com grande participação no mercado brasileiro de jogos eletrônicos, que se anunciará em breve;

- O capital obtido com a transferência será empregado na aquisição dos servidores Glaurung e Scatha, que completarão o papel do Smaug na prestação dos serviços de acesso aos nossos jogadores. O restante será empregado na aquisição de um novo datacenter, apelidado internamente de Númenor, para abrigar os dois novos servidores e que será instalado na região norte de Florianópolis, onde os Maiar se revezarão para dar suporte ao jogo.

- Para garantir a qualidade dos serviços prestados, o acesso ao MUD se dará de duas formas: através do Plano de Acesso ao Tempo Ocioso do Sistema, gratuito e limitado aos períodos de baixa atividade no servidor, e um Grupo Restrito de Acesso Nacional Abrangente, pago e permanentemente disponível. Os valores serão anunciados em breve.

- Os detalhes legais e todas as demais formalidades serão publicadas na edição de hoje do Valor Econômico.

01/04/2010 12:42 - Simplificação das estatísticas dos personagens

Primeiro de Abril, por Dermeister

Primeiro de AbrilDesde as 6h00 de hoje, o MUD conta com um conjunto de mudanças muito solicitado pelos jogadores e que vinha sendo discutido pela equipe de desenvolvimento nos últimos meses.

É fato notável que as estatísticas dos nossos personagens são complicadas: há muitos atributos a considerar e, em muitas situações, é difícil descobrir
quais atributos afetarão o determinadas ações. É ainda mais difícil para os jogadores iniciantes.

A partir de hoje, isto ERA difícil: removemos os atributos força, destreza, constituição, inteligência e sabedoria da ficha dos personagens, dos efeitos de objetos e dos NPCs. As influências destes atributos no comportamento dos personagens agora dependem exclusivamente das perícias aprendidas, pontos de vida e movimento e classe de armadura.

A remoção, porém, não foi completa: o atributo "sorte", que é imensamente útil no jogo e facilmente compreendido pelos jogadores, foi mantido. Esta decisão difícil foi longamente discutida pela equipe e decidimos mantê-lo.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Quais áreas servem ao seu level? Onde treinar? Como chegar? HELP AREAS!