MUD Valinor

"Eu quero o meu g.p!"

Resumo: Texto que esclarecimento o que são pontos de glória (ou G.P.s) e como consegui-los: com Quests e, Relatos de Interpretação. Contém também algumas informações sobre como fazer um relato de interpretação que pode ser aceito.

Quem é, e o que é o tal do maldito G.P..? Aquele mesmo que faz tanta falta quando chega uma certa altura da vida, ou melhor dizendo dos lvls: quer santuário? Tenha G.P.. Quer uma espada fantástica? Tenha G.P.. Quer um nome para seu gato preto? Opa, não vai conseguir sem G.P...

A pontuação do G.P. constitui uma premiação por interpretação feita em jogo — seja em quests, ou em relatos de interpretação espontânea.

O que é uma quest? Uma quest é uma atividade empreendida durante o jogo, sob comando dos maiar. Esse evento é totalmente IC, e geralmente impõe algum desafio, cuja realização mereça um mínimo de reconhecimento; aqueles que conseguirem satisfazer os desejos dos maiar, cumprindo a atividade, terão o mérito de seu feito transposto para um determinado valor de G.P.

E um relato de interpretação? É o resultado de interpretar o personagem sem a necessidade de seguir a história proposta numa quest.

E como interpretar, então? Apenas aja como o seu personagem agiria, e ao encontrar o personagem de outra pessoa que também o está fazendo agir como o personagem agiria na Terra-Média, e eles poderão interagir. Por exemplo, dois hobbits que há algum tempo não se viam podem se encontrar numa taverna e tomar cerveja enquanto contam as novidades, ou um grupo de elfos pode se reunir ao redor de um fogo enquanto cantam canções e contam lendas dos tempos remotos.

Um relato é então a transcrição de algo que ocorreu no jogo, em contexto dos personagens. Ele transcreve o que foi feito, mas de uma maneira mais literária - não é apenas uma cópia da tela do mud.

Veremos a seguir alguns critérios que são usados na avaliação de logs. Recebemos muitos logs que não seguem esses critérios, e por isso eles não são aceitos. Seguindo as orientações abaixo, a chance de o seu relato ser aceito é muito maior.

1 - Interpretação

É muito legal você demonstrar habilidade em inventar uma incrível aventura sua no espaço de jogo, mas a questão principal é que os relatos, apesar de aceitarem numa certa medita esses logs mais ‘inventivos’, buscam na verdade um relato ‘interpretativo’. Não adianta inventar uma história fantástica e bem escrita se ela não tiver realmente acontecido no mud. O objetivo não é premiar o talento literário do autor.

Vale a pena observar que nessa aplicação que estamos fazendo, inventivo não é sinônimo de criativo, a criatividade é bem vinda e cabe em relatos interpretativos; o termo inventivo aqui se refere à invenção, a qualquer ato que não tenha acontecido realmente. A invenção também pode ser um sinônimo distante de mentira, e é esse sentido que está sendo usado aqui, apenas suavizado por respeito ao trabalho daqueles que já relataram logs dessa natureza.

A interpretação caracteriza o role playing game, (eu sei, é obvio, mas não custa enfatizar), e acima de tudo além da construção do personagem, também inclui a interação. O fato é que o objetivo maior do role play não é plenamente atingindo quando os relatos são construídos simplesmente como aventuras que se passam dentro do espaço do jogo.

Nós podemos criar uma aventura que se passe em Valfenda, com todas as referências de espaço, mobs, e mecânicas de luta, mas questionando de forma prática e direta: Perfeições a parte, esse relato vai ser realmente um RP ou no final vai ser algo mais parecido com um fanfic?

Bom, acho que estamos chegando finalmente ao cerne da questão, ou o melhor possível para nos compreendermos, caro amigo: não dispensamos logs inventivos, mas a valorização privilegia o interpretativo.

Mas atenção, ao seguir a idéia de um log interpretativo, recorde ainda que o relato tem um caráter permanente ao passo que o sistema do jogo diariamente se reinicia; e isso quer dizer: Cuidado com o que conta por aí! Se as façanhas de seu personagem puderem ser constantemente desmentidas durante o jogo, ele ganhará inevitavelmente uma fama mentirosa; reflita que relatando a morte de um personagem como Elrond, no espaço de tempo de apenas vinte minutos, seu relato irá perder a veracidade!

2 - Criatividade

Eu x Inimigo + xp + coragem = O inimigo está MORTO!

Essa estrutura vista ai em cima é legal, não? Mas acontece que assim como ela é legal, também já está comum. Quase todos os logs de rp recebidos se baseiam em Eu x Mob Terrível = vitória e superação. Ok, a fórmula é boa, mas convenhamos que está batida, e falando de uma forma lógica: o que é comum não chama atenção, não dá destaque, não dá renome, não torna alguém glorioso.

É chato mas após meses da mesma formula sendo usada por todos, ela ficou banal; a medida é necessária, assim após um consenso chegou-se à decisão de que um relato baseado nessa fórmula será aceito apenas se os heróis fizerem a diferença em relação aos demais, trazendo algo mais inovador, por isso só aposte nessa velha fórmula se puder trazer algo de novo.

3 - Interação

É difícil e sem graça interpretar sozinho. Ainda que alguns mobs sejam capazes de reagir a algumas ações do personagem, isso é muito limitado e não varia. Portanto, relatos que contam os feitos de uma única pessoa são sempre menos interessantes que os que envolvem várias - pois dificilmente tiveram realmente interpretação, é inevitável que nestes casos muito do relato seja inventado.

Portanto, relatos que mostram a interação de várias pessoas são sempre mais bem-vindos. Além disso, eles promovem justamente o objetivo do jogo: a interação entre os jogadores (e seus personagens).

ÚLTIMO LEMBRETE

Atenção novamente, as referências OOC invalidam um relato; em determinados casos como referências mais abstratas, conceituais mesmo, pode haver um pedido de revisão de log, mas em casos mais extremos de referências graves, o log será automaticamente invalidado.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

O chat é visível a todos, para falar nele digite CHAT sua_mensagem. Ex. CHAT Olá, eu sou novo aqui!