MUD Valinor

Critérios utilizados na avaliações dos Logs de RP

por Ivelius, em 16/03/2005, lido 2431 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: Este artigo descreve os critérios para atribuição de prêmios para logs de interpretação, descritos de forma próxima da realidade do MUD.

1º - Interpretação: O próprio nome já diz: o objetivo é apresentar relatos de interpretação, relatos de situações que ocorreram no mud envolvendo jogadores, lugares e personagens do mud ("mobs"). Não é uma seção para literatura (ainda que a qualidade literária seja importante - ver abaixo). Não queremos histórias inventadas, mesmo que elas utilizem os lugares e personagens do mud. O que queremos são transcrições de situações que realmente ocorerram no mud. Partes inventadas servem para complementar o ocorrido, mas o relato não deve ser inteiramente inventado. Edições nos fatos ocorridos devem ser feitas apenas para tornar a leitura agradável. Para mais informações sobre interpretação, veja o Guia de interpretação.

2º - Quanto a estrutura ou os diálogos: Deve-se levar em consideração a qualidade gramatical (não se o cara é um escritor, mas sim se ele deixou ou não erros que comprometem o log ou mesmo se ele usou erros em momento oportunos) e a estrutura proposta, em um log de diálogos trata-lo como tal, em uma obra textual trata-la como um texto, inicio, meio e fim, dividí-lo em parágrafos, tópicos ou capítulos, de acordo com que se ajuste melhor em cada caso. Os trechos que seguem ilustram com clareza o que digo:

Sphink limpa a garganta ruidosamente e olha em torno.

Mandy sorri para Siepen.
Siepen sorri para Mandy.
Sphink ponderou 'Estamos todos reunidos aqui, para celebrar a união de Siepen e Mandy...'
Erimm começa a chorar.
Siepen parece nervoso.
Erimm sempre se emociona em casamentos.
Sphink olha para Siepen.
Siginbund conforta Erimm.
Mandy sorri alegremente.
Erimm chora no ombro de Siginbund.
Mandy parece feliz! Uau, que barato!
Cildraemoth acha Erimm meio gay.
O medo domina Siepen, que começa a tremer incontrolavelmente.
Sphink perguntou 'Siepen Hood, aceita Mandy como sua legítima esposa, para amá-la na felicidade, e na tristeza, na fartura e na pobreza, na saúde e na doença?'
Siepen Hood falou 'sim... =)'
Sphink falou 'A aliança dela, Siepen..'
Loch deu um anel de ouro dos anões para Mandy.
Siginbund estende o braço e uma bela borboleta pousa em seu dedo.
...
Trecho de "Casamento de Siepen Hood e Mandy"
Lutric e seu grupo ao avistarem o grupo de orcs acampado, deviam ser em torno de quarenta a cinquenta inimigos além dos seis wargs que podiam ser vistos, e se preparam e descidem iniciar o ataque ao amanhecer, tendo assim um fator surpresa e a vantagem da luz. No lançar dos primeiro raios da manhã partem em investida contra o acampamento. Muitos orcs tentão fugir, outros se prontificam desde o inicio ao combate e os líderes dentres eles montam seus imensos wargs e partem para o campo de batalha. A batalha inicialmente foi tranquila, sem baixas no grupo de Lutric e muitos mortos entre os inimigos, mas com a chegada dos líderes orcs montados nos wargs há uma reviravolta.
...
Trecho de "Alvorada de Sangue"

Como disse anteriormente esse dois exemplos demonstram de maneira adequada a o que se pede quanto a estrutura. Apesar que no último exemplo, Alvorada de Sangue, mesmo sendo eu, Ivelius McDermont, o criador da obra sei que ele não se encontra na devida estrutura por ser escrito em um único parágrafo o que torna o texto inferior a um com mais parágrafos, mais ordenado. Mas como disse servem de exemplos a quem se interesse em criar novas obras.

3º - Conteúdo: vejo esse como o mais importante de toda a obra. Será com base nesse conteúdo que o log será premiado. Deve-se resaltar que NÃO SERÁ ADMITIDO NADA COMO:

Santal perguntou 'Você pode me ajudar a pegar meu corpo?'
Lavos perguntou 'Quando você me paga?'
Santal exclamou 'Pagar? eu so pobre!'
Lavos falou 'Sem dinheiro, sem corpo'
Santal ponderou '...'
Santal falou 'Então tchau'

Obra que foi rejeitada pela equipe avaliadora

Sendo que não serão admitidos isso com o intuito de acúmulo de glória com logs de baixíssima qualidade, por exemplo eu poderia fazer 10 logs de baixíssima qualidade com o intuito de ganhar o mínimo de glória em cada 5 pontos, o que daria 50 pontos, mas deve-se avisar de antemão que em casos como o citado o log será tido como INVÁLIDO.

4º - Mecânica de jogo: como o próprio nome diz são logs de interpretação e não de comando, perícias e magias do jogo! Espera-se algo assim numa obra:

Filisbino aparenta tranquilidade, mesmo estando cercado por inimigos, a sua frente Gerundino que antes estava caido começa a se levantar e diz:
- Você acha realmente que sairá vivo daqui? - e com um gesto rápido acena o início do ataque.
Filisbino ao ver que só lhe resta uma saída não exita em usá-la, com um murmúrio quase imperceptível e um gesto rápido com as mãos cortando o ar em forma de X, ele sai do chão a uma velocidade impressonante. Seus atacantes olham perplexos o inimigo agora acima de suas cabeças. Mas nem chegam a notar que algo pior os aguardava. Entoando um pequeno cântico flui uma energia para a ponta de seus dedos, com um gesto rápido Filisbino descarrega toda a energia sobre seus adversários e foge de seus inimigos pelo ar. A única coisas que ouve antes de se distanciar o bastante é a voz de Gerundino, possivelmente o amaldiçoando...

Mas muitas vezes encontra-se esse tipo de texto:

Filisbino ataca Gerundino. Com muita sorte Filisbino acerta um atordoar em Gerundino, que fica inconsciente. O lugar está cheio de inimigos. Gerundino começa a se recuperar e manda os outros atacarem Filisbino. Filisbino lança voar nele e voa pra cima pra se proteger, em seguida lança mísseis mágicos nos inimigos abaixo e foge, mas ainda escuta Gerundino gritar algo em um idioma desconhecido.

Espero que todos entendam o que eu quis dizer, não queremos escritores (apesar deles serem bem vindos) mas textos de qualidades serão MUITO bem vindos e recompensados.

Uma outra alternativa que vem como premiação é a criação de itens únicos com o intuito se sanar 'buracos' que surgem em histórias, como:

Minha família possui uma espada centenária que vem sendo passada de geração a geração há quase 500 anos. Mas ai chego no jogo e nada de espada nem nada :P!

Então como alternativa de premiação poderá ser concedido em casos especiais, mediante pedido ou mediante julgamento da Comissão Avaliadora, itens como forma de premiação. A qualidade do item e os critérios de sua criação deverão ser definidos pelos avaliadores quando esses forem designar o prêmio.

Os logs com mais de um participantes, só serão premiados os outros participantes, além do autor, se e somente se esse log ter sido feito apartir de um diálogo, ocorrendo assim a interação real entre TODOS os envolvidos no diálogo.

No caso de uma composição criada por mais de uma jogador a premiação será dividida entre TODOS os autores.

Boas interpretações a todos :) espero poder me satisfazer com os logs de RP que avaliarei.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Qual o comando correto pra usar com um cajado? Ou para recitar um pergaminho? HELP OBJETOS!