MUD Valinor

Políticas para os clãs do MUD Valinor


    Clãs são grupos de jogadores que seguem um mesmo sistema. Estes não
podem ser confundidos com as famílias, pois estas representam uma relação
de raças e hierarquia. Já os clãs não fazem distinção à classes, raças.
Quaisquer indivíduos que tenham uma amizade e formem um grupo de amigos,
são um clã, e estes tem a possibilidade de montar uma sede, onde podem
se encontrar, beber... enfim, o que a imaginação permitir. É isto que
este policy se refere, à aqueles que desejam montar uma sede para abrigar
seu grupo oficialmente.

    Fazer parte de um grupo de amigos é um privilégio o qual deve ser
respeitado. Os integrantes podem se ajudar mutuamente e dividirem
conhecimentos sobre o MUD.

    Espera-se que os clãs aumentem o aspecto RPG de Valinor, e que os clãs
transmitam aos membros um senso de fidelidade e dedicação.

    Rivalidades IC entre membros de clãs diferentes serão toleradas, porém
em meios OOC não serão. Consultar POLICY RESPEITO.


POLICY     Página inicial das Políticas de Jogo
CRIAÇÃO    Normas de criação e formação de um clã.
COMANDOS   Comandos de gerencimento do clã.
IMPOSTOS   Sistema de cobrança de impostos.
LEIS       Normas gerais sobre clãs.
LÍDERES    Normas para ser um líder de clã.
MEMBROS    Normas gerais para membros de clãs.
PREÇOS     Preços de adicionais a sede.
PROGRAMAS  Normas para adição de programas ao clã.
REFORMAS   Normas para reformas em geral.



- Normas de criação e formação de um clã

    Esta seção apresenta os requisitos necessários para a criação de um
clã guiando os jogadores na construção do mesmo conforme a metodologia.

    Para a construção de uma sede é cobrada a taxa de 35.000 moedas, a
qual lhe dará direito a 2 itens personalizáveis, 10 salas, e 1 NPC.
A cada mês será cobrada uma taxa de manutenção no valor de 5% do total
cobrado na criação da sede.

    Qualquer jogador não importando o nível do mesmo pode fazer parte de
uma ordem (clã). Basta que ele tenha sido aceito no mesmo. Os clãs são
livres para escolherem seus critérios de admissão de novos membros.

    Para a formação de um clã é necessário que se tenham no mínimo 5 membros
iniciais, os quais podem ocupar postos dentro da ordem conforme a direção do
mesmo definir.

    Para a criação de uma sede se faz necessário o envio das seguintes dados:

  1. Nome do Clã O nome oficial do clã o qual não poderá possuir nomes ofensivos, nomes referentes a outros MUDs ou nomes de outras ordens já existentes. Deve possuir no máximo 50 caracteres e pode ser formado por várias palavras.
  2. Sigla Como o clã será chamado no MUD, pode ser uma sigla com até 4 caracteres. Esta sigla poderá ser vista através do comando 'WHO'. (Recomenda-se 3, pois como pode-se perceber, o espaço reservado à esta parte no 'WHO' é pequeno).
  3. Líderes Os nomes dos responsáveis sobre o clã. Estes terão acesso aos comandos para formação de uma hierarquia (se for optado por esta). Os líderes terão comandos para nomear e remover jogadores, nomear suas hierarquias. Consultar COMANDOS.
  4. Membros Nome dos membros remanescentes do Clã. Se a estes for optado conceder comandos, listar quais. Consultar COMANDOS.
  5. História A história de formação da ordem. Deverá estar coerente com a Terra-Média. Não poderá possuir ofensas de qualquer tipo e se for citado nomes de não integrantes do clã (que não sejam membros iniciais), devem ser a eles solicitados prévia autorização.
  6. Lema Lema do clã, o qual constará no help <nome do clã>.
  7. Brasão Brasão da ordem o qual estará desenhado em uma bandeira fixada no portão de entrada do clã e constará no help <clã>.
  8. Informações Sobre a Sede Algumas informações são necessárias para a construção da sede: É necessária a criação de um mapa da sede, esta poderá possuir até 10 salas onde deve-se fornecer os seguintes dados sobre cada sala:
    • Título da Sala
    • Descrição da Sala (Vista com o comando Look)
    • Saídas e o que é visto ao olhar para a direção da saída e se a mesma é fechada.
    • Suas Características (Silenciosa, com cobertura, depósito...)
    A primeira sala deverá ser o portão de entrada do clã onde ficará o guardião do mesmo. Esta sala poderá ser visitada por todos os jogadores do MUD. Se o clã optar, poderá ter mais de 10 salas. Será cobrado 5.000 moedas por cada sala extra.
  9. Hierarquia do Clã O MUD Valinor, com a intenção de deixar os clãs livres optou que o sistema de hierarquia fique a critério dos mesmos. A ordem que optar por tal sistema deverá informar junto com os outros dados para que ao líder possa ser dado comandos de nomeação e remoção. Clãs que não tiverem um sistema de hierarquia funcionarão normalmente conforme o critério escolhido pelos criadores do mesmo. Consulte COMANDOS.
  10. Itens Cada clã tem direito a ter 2 objetos personalizáveis, os excedentes terão um custo adicional à construção do clã. A ordem poderá adquirir alguns itens os quais ficarão na sede do mesmo. Cada item terá um custo específico. Vide PREÇOS. Para objetos personalizados como estátuas, estantes, placas, etc... deve-se fornecer os seguintes dados:
    • Nome do Item Ex: uma estátua
    • Descrição Curta (a qual aparece ao digitar exa/look na sala) Ex: Uma grande estátua foi deixada aqui.
    • Descrição Longa (Facultativo, é vista ao digitar exa/look ) Ex: Uma linda estátua de marmore branco
    • Nome da sala onde o objeto deverá permanecer
    Após ter os dados reunidos, estes devem ser enviados para o seguinte e-mail: clas_mudvalinor@yahoo.com.br, onde os dados serão avaliados para aprovar ou não a construção do clã, em caso negativo os maiar entrarão em contato solicitando as devidas MUDanças. A aprovação poderá levar de 1 a 2 semanas e a construção 1 mês.
  11. NPCs NPCs são personagens controlados pelo MUD, estes podem ser usados nos clãs como guardiões da entrada, mascotes, clérigos, mestres de perícias entre outros. Cada clã tem direito a 1 NPC o qual recomenda-se que seja guardião da sede, porém os clãs estão livres para escolher sua utilidade. Para personalizar NPCs deve-se fornecer os seguintes dados:
    • Nome do NPC Ex: O Executor
    • Descrição Longa (a qual aparece ao digitar exa/look na sala) Ex: O Executor está sob uma estranha mistura de luz e sombras.
    • Descrição Extra (Facultativo, é vista ao digitar exa/look <NPC>
    • Efeitos (Se ele está afetado por detectar invisibilidade, santuário...)
    As vestimentas dos NPCs são fornecidas, já que não são acessíveis aos jogadores. Estas poderão ser qualquer item existente no MUD (exceto os mais raros) ou o clã pode criá-los. Caso a ordem crie o item deverá usar a mesma metodologia descrita no tópico XI. Caso queira equipá-lo com itens existentes, fornecer o nome dos itens e em quais NPCs estes irão.
  12. LIMITES DE NPCs, SALAS E OBJETOS Para sempre existir espaços a clãs novos, foi estipulado limites em números de objetos, salas e NPCs que podem ser criados. Este limite é de: Objetos:...............................................................30 Salas:.................................................................30 NPCs:..................................................................30 Estes limites foram impostos para que os clãs muito antigos não possuam centenas de itens por estarem a mais tempo e por consequência conseguirem juntar mais dinheiro e os clãs novos não terem praticamente nada. Incentiva-se também a utilização de itens já prontos existentes no MUD, e a não criação de itens banais. Para tal deverá ser informado o nome do item e onde este será colocado.
Topo - Comandos de gerencimento do clã Para a administração do clã há 4 comandos, que servem para adicionar membros ao clã, remover membros do mesmo, criar os itens usados por membros e alterar o rank de cada membro. Eles são distribuídos conforme a tabela a seguir: +-----------+---------+-----------+-----------+ | | Líder | 1º Mestre | 2º Mestre | +-----------+---------+-----------+-----------+ | INDUCT | X | X | X | | OUTCAST | X | X | X | | MAKE | X | | | | ORANK | X | X | | +-----------+---------+-----------+-----------+ Os membros podem ser classificados dentro destas posições recebendo tais comandos. Ainda pode-se personalizar fornecendo somente o comando específico, ou adicionando-o junto com uma posição. Para isto deve-se fornecer estes dados junto com o nome de cada membro do clã ao arquivo da área. Para mais informações sobre os comandos, vide a ajuda dos mesmos. Topo - Sistema de cobrança de impostos Mensalmente será cobrada uma taxa de manutenção sobre o custo da sede. Esta taxa é de 5% sobre o valor pago na construção da mesma, assim qualquer extra será adicionado ao valor total, assim como reformas na sede também serão adicionadas ao valor total. Ela será calculada conforme o exemplo: Um clã que constrói somente sua sede e não adiciona nenhum extra a ela irá pagar uma taxa de 35.000 moedas para a construção da mesma. Assim será pago uma taxa de 1.750 mensalmente. Consideremos agora que esta ordem após alguns meses faça uma reforma em sua sede e adicione mais 2 salas extras somando assim um valor de 10.000 moedas ao valor da sede. Assim esta estará avaliada em 45.000 moedas, sendo então cobrada uma taxa mensal de 2.250 moedas. Topo - Normas gerais sobre clãs Os Clãs são grupos de amigos e todo membro destes devem respeitar seus companheiros. O membro deve honrar o nome que carrega e defendê-lo com sua vida em alguma situação que exigir tal. As normas internas do seu clã devem ser seguidas e respeitadas assim como os superiores devem respeitar os menos graduados e estes reciprocamente. Após o clã criar suas normas internas, estas devem ser enviadas via e-mail para os Maiar para avaliação em função da cultura do clã. Elas devem estar coerentes a Terra-Média e ao Mud. O convite a novos membros podem ser feitos via canais IC porém nunca em canais OOC, se algum membro de um clã for pego fazendo 'propaganda' do mesmo em canais públicos como chat, este perderá o direito de uso destes canais e se houver reincidência o Clã estará passível de multa. Quando um membro de uma ordem se tornar Maiar, este deve se desligar do mesmo, o clã poderá formar um novo membro para ocupar o posto do antigo. "Seconds" de jogadores são proibidos de estarem no mesmo clã de seus personagens principais, assim como estarem presente em clãs diferentes com seus dois personagens. Aquele que for pego cometendo tal infração será punido com perda do direito de entrar em um Clã com ambos os personagens, e as ordens envolvidas serão multadas. Topo - Normas para ser um líder de clã A liderança de um clã necessita responsabilidade por parte do jogador, pode ser um trabalho árduo que exija muita responsabilidade porem é algo muito recompensante. O mínimo que se exige para que um jogador se torne líder de um clã é que ele tenha um bom histórico de vida e saiba cumprir com suas responsabilidades. Topo - Normas gerais para membros de clãs Um jogador ao entrar em um clã deve honrar o nome que carrega consigo e guardar este com sua vida. A escolha deve ser bem pensada para não cometer enganos. O Clã que possuir um membro infrator estará passível de multas. O respeito e conhecimento das Políticas de Jogo é essencial. O MUD Valinor é considerado uma sociedade, aja com respeito para com aqueles que dividem o espaço com você! Topo - Preços de adicionais a sede Valores de "extras" que podem ser adquiridos ao seu clã: (moedas) Item Preço Medalhão de membro (não personalizável, somente nome do clã)..........100 Ampliação de Mural (Adição de 50 notas)...............................100 Itens existentes no MUD...............................................200 Chaves (usadas em portas dentro da sede, ou em baús)..................500 Mascote...............................................................500 Itens personalizáveis (não podem ser usados por membros).............1000 Fontes (exclusivas do clã)...........................................1000 Murais...............................................................2000 Personagens 'NPCs' personalizáveis*..................................3000 Mestre de magias e perícias..........................................3000 Salas (além das 10 gratuitas)........................................5000 Mestre de cura.......................................................5000 *Personagem simples, sem algum programa em especial, pode ser equipado com itens personalizados e/ou encontrados no MUD. Topo - Normas para adição de programas ao clã À sede pode-se adicionar programas para automatização de sistemas entre outros. O clã pode desenvolver os programas independentemente ou fornecer a idéia e o conselho de clãs irá desenvolvê-lo. Neste último haverá uma cobrança conforme a dificuldade do mesmo. Após a criação dos mesmos eles serão avaliados e, então, se estiverem dentro dos conformes, serão adicionado à sede. Como regra básica para aceitação do mesmo, ele não deve ser apelativo, facilitando demasiadamene a jogabilidade. Para a adição de um programa será cobrado 150 moedas por instrução (get, give, mpecho, says, ifchecks...). Haverá descontos para programas que incentivem o RP, programas que interagem com o jogador, com o uso de says, emotes entre outros. Se você não entendeu boa parte, ou quase nada do que foi dito aqui esqueça ou peça ajuda à alguem que entenda! =) Topo - Normas para reformas em geral Pode-se realizar reformas na sede do clã, construindo novas salas, comprando novos objetos ou adicionando novos NPCs. Para isto devem ser enviados os dados das adições via e-mail para avaliação das mesmas. Uma reforma pode levar até 2 semanas para ser adicionada. Os preços das reformas estão descritos em PREÇOS. Topo

 

 

Formatação e revisão: Alatar Anor

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Use pergaminhos de identificação para descobrir os atributos exatos de um item! Eles estão a disposição em lojistas de todas as cidades.