MUD Valinor

Como preparar um relato de interpretação

por Dermeister, em 31/10/2004, lido 5722 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: O guia básico para elaboração de logs de interpretação. Leia caso você esteja escrevendo seu primeiro log.

Introdução

Relatos de interpretação (também conhecidos como roleplay logs) são transcrições de sessões de jogo, ou seja, um registro de tudo o que determinado personagem viu, ouviu, fez, ou falou durante determinado período de tempo. Estes relatos são uma forma interessante de publicar os feitos e experiências do seu personagem, permitindo que outros jogadores acompanhem sua desenvoltura. Adicionalmente, alguns logs podem ser a transcrição de livros e diários escritos pelo seu personagem. Note que o objetivo é mostrar situações que realmente ocorreram no mud, não apenas histórias inventadas envolvendo jogadores e pessoas do mud.

No MUD Valinor, os logs podem ser lidos e enviados a partir do site mesmo. Uma vez enviados, os logs são analizados por um grupo de avaliadores e posteriormente publicados. Eventualmente, correções podem ser solicitadas, mas estas podem ser feitas rapidamente na mesma interface usada para envio do log.

Para ter acesso ao sistema de postagem de logs é preciso efetuar login no site. Após isso, duas novas opções estarão disponíveis no menu: Meus Logs (para ver os logs que você enviou, rascunhos, ou que estão aguardando aprovação) e Enviar Log, para enviar um novo log. Caso isto seja uma novidade para você, há mais informações na seção específica do FAQ.

Normalmente, logs são premiados com pontos de Glória para os personagens envolvidos, sendo que a quantidade de pontos depende da participação do personagem. Essa avaliação pode demorar alguns dias (avaliadores também são humanos, e tem compromissos fora do MUD), e, em alguns casos, logs são avaliados somente após a publicação. Caso um log seja publicado antes de a glória ser atribuída, o autor do log verá um aviso indicando essa situação.

 

Como preencher os campos dos logs

Título - É o título do log. Como títulos são freqüentemente usados para buscas, recomendamos que ele seja o mais descritivo possível, mas com menos de cinqüenta caracteres (acima disso torna-se desagradável para o leitor).

Autor - É o nome do usuário que está enviando o log, e não pode ser mudado. Este nome não é considerado para a atribuição de glória - a glória será atribuída de acordo com os participantes do log.

Status - Indica o stado do log. É este o campo que diferencia um log em edição de um log aguardando aprovação ou publicado. Para usuários normais (isto é, exceto para avaliadores) só existem dois valores possíveis para este campo:

Tipo - É o estilo do log. Os valores possíveis são:

Participantes - A lista de personagens, PCs ou NPCs que participaram do log. Citar a participação de NPCs pode parecer estranho em um primeiro momento, mas isso é bastante comum em logs de quest, onde Maiar geralmente interpretam NPCs. Os personagens jogadores citados neste campo irão receber pontos de glória, caso aplicável, de acordo com sua participação no evento relatado no log. Este campo deve relacionar o nome (e eventualmente sobrenome) dos personagens, separados por vírgulas. Exemplo: "Hobergil, Mark von Übelgarten, Tom Bombadil, Fruta d'Ouro".

Local - É o local, em contexto IC, onde os eventos relatados no log ocorreram. Quando apliável, este campo pode ser distorcido pela percepção dos personagens envolvidos. Exemplos: "Valfenda", "Casa de Tom Bombadil", "Em algum lugar da Floresta Velha", etc.

Data (IC) - É a data e hora, em contexto IC, da realização dos eventos relatados no log, usando o calendário local. Quando aplicável, este campo pode ser distorcido pela percepção dos personagens envolvidos. Exemplos: "Manhã do 4º dia do Súlimë de 3008 TE", "10º dia do Laer de 4744", etc.

Data (OOC) - É a data OOC na qual o log foi realizado. Deve ser indicado no formado dd/mm/aaaa (dia, mês, e ano numéricos). Exemplo: "25/10/2004".

Resumo - É uma descrição rápida e sintética, em um único parágrafo, do log. É exibido nas listagens e muito usado para buscas. Exemplo: "Relato das (não tão verídicas) aventuras de Mark na Floresta Velha, contadas por ele mesmo no Pônei Saltitante, durante uma noite chuvosa, em Bri."

Texto - É o texto do log. Dificilmente você terá em mãos um texto que não precise de algumas alterações, em geral recomendamos que você:

  1. Remova a saída dos comandos OOC do seu log (Telepatia, Score, Config, Chat, etc).
  2. Retire o prompt.
  3. Se o seu cliente inclui o eco dos comandos que você digitou no seu log, retire-os.
  4. Retire o hitbar das lutas.
  5. Se uma linha foi acidentalmente dividida pelo seu cliente, combine-as.
  6. Corrija erros de digitação, ortografia e gramática, exceto quando estes tenham algum significado IC (um orc falando com erros, por exemplo).
  7. Se necessário, adicione linhas em branco para melhorar a legibilidade, ou para seperar eventos distantes no tempo.
  8. Descrições de salas e outros ambientes devem aparecer apenas uma vez. Comandos 'look' digitados espuriamente devem ser removidos.
  9. Caso ache interessante, adicione subtítulos e marcas de passagem de tempo, como "Horas depois...".
  10. Corrija vícios de digitação como "eh", "naum", etc. Isso é extremamente desagradável para o leitor!
  11. Lembre-se, seu log não é uma cópia da saída de texto do seu cliente. Faça todas as alterações que necessárias para transmitir, da melhor forma possível, o ambiente, os eventos e os sentimentos envolvidos (mas, óbvio, não "invente" fatos no log).

Comentários - Este campo só é visível para o autor do log e para os avaliadores, e o texto lá inserido não pode mais ser removido. Serve basicamente para comunicação entre autores e avaliadores. Por exemplo, caso necessário, o avaliador irá solicitar correções através deste campo.

 

Critérios para avaliação e pontuação

Os critérios de avaliação são específicos de acordo com a natureza de cada log enviado, assim como sua pontuação; abaixo segue a escala de pontuação e os critérios utilizados, além de textos informativos relacionados.

Logs de Interpretação
A premiação é feita por _participação_ de cada personagem participante, com a atuação de cada um avaliada numa escala de 0 a 50 pontos.

Biografias Individuais e de Família
A premiação é feita ao autor com o texto avaliado numa escala de 0 a 50.

Relatos Poéticos e Similares
A premiação é feita ao autor com o texto avaliado numa escala de 0 a 35 pontos

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Para ver o que tem dentro de uma bolsa, digite EXAMINE nome_da_bolsa. Veja mais em HELP CONTAINERS.