MUD Valinor

Tutorial sobre Comunicação no MUD

por Noel, em 13/01/2004, lido 5320 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: Você entrou no MUD. Ou ainda não. De qualquer forma: se você quiser falar algo a alguém lá, vai fazer como? Dê uma olhada aqui e aprenda! =)

Tutorial de Comunicação no MUD

Obs: Todos os exemplos supõe que o nome de seu personagem seja "Saruman"
  1. Capítulo Primeiro: O Mínimo que Você Precisa Saber
  2. Capítulo Segundo: Mais Canais e Mais Comunicação
  3. Capítulo Terceiro: Controlando os Canais e Entrando em Contato com o Staff

Capítulo Primeiro: O Mínimo que Você Precisa Saber

Do Nome

A sua primeira forma de se comunicar no MUD é o seu nome. Se você já criou seu personagem e ele já foi autorizado, talvez você devesse passar ao próximo tópico. Se não, ou se tiver dúvidas a respeito, dê uma lida, prometo não demorar mais que o suficiente=)

Seu nome, é óbvio, é como você será conhecido no MUD. Tem o mesmo efeito social de apelidos em salas de chat, ICQ, e outros, mas com uma diferença: você jamais vai poder alterá-lo depois que for autorizado. Portanto escolha muito bem seu nome para não se arrepender mais tarde. Em segundo lugar, não é qualquer nome que será autorizado. Consulte a seção do policy relativa a nomes para maiores informações. (link pra sessao do policy, quando ele existir)

Noções Básicas sobre os Canais

Canais são os meios pelos quais você se comunica em tempo real com os demais jogadores que estiverem online. Existe uma grande variedade deles, cada um com uma função precisa.

Existe uma terminologia adotada no MUD que divide os canais em IC (in-character) e OOC (out-of-character). Nos canais IC quem fala é o seu personagem, e nos OOC quem fala é você mesmo. É fácil saber se um canal é IC ou OOC: os canais OOC trazem (OOC) escrito antes das mensagens, e os IC nada trazem. Como os canais IC são destinados ao personagem, seus usos e efeitos são afetados pelo estado desse. Assim, só lhe ouvem aqueles que estiverem próximos de você, você não pode ouvir nada se estiver dormindo ou desmaiado, tampouco falar, você vai se enrolar quando estiver bêbado, dentre outros efeitos óbvios. Além disso, os personagens do jogo (os mobs) vão lhe ouvir e eventualmente poderão responder.

Há ainda outra distinção importante entre os canais que os separa também em dois tipos: canais públicos e canais privados. E isso vale tanto para canais IC quanto OOC. É muito simples: canais públicos são aqueles que qualquer um pode escutar, e canais privados são dirigidos somente àqueles que devem escutá-lo.

Do Chat

O chat é o principal canal OOC. O que se fala nele é ouvido por todos os personagens online. É um canal público.

Você fala no chat digitando chat mensagem. Assim, chat Olá Mundo! iria ter o seguinte resultado:

Você veria:
(OOC) Você exclamou 'Olá Mundo!'

Os demais veriam:
(OOC) Saruman exclamou 'Olá Mundo!'

Digitar chat mensagem a cada vez que se for falar no chat certamente seria uma tarefa ingrata. Para evitar isso existe um atalho para esse canal: .mensagem (sem necessidade de espaço entre o ponto e a mensagem). As sintaxes chat mensagem e .mensagem são equivalentes e produzem o mesmo resultado.

Do Tell

O tell é um canal OOC privado. Nele você se dirige a um único outro personagem online.

A sintaxe dele é tell personagem mensagem. Assim, tell gandalf salve mago! produziria o seguinte resultado:

Você veria:
(OOC) Você disse telepaticamente para Gandalf 'salve mago!'

Gandalf veria:
(OOC) Saruman disse telepaticamente para você 'salve mago!'

Apenas Gandalf receberia sua mensagem. Como tell personagem pode ser exaustivo de se escrever, existem outros dois comandos para esse canal: retell e reply. O comando retell mensagem envia mensagem para o último personagem ao qual você enviou um tell e o comando reply mensagem envia mensagem ao último personagem que lhe enviou um tell.

Do Say, Music, Yell e Shout

Os canais say, music, yell e shout são canais IC públicos. O que você enviar pelos canais say e music só será ouvido pelos personagens que estiverem na mesma sala que você, o yell será ouvido também pelos que estiverem nas salas adjacentes e o shout por todos que estiverem na mesma área. Digitar say olá companheiros, ou music, yell, shout olá companheiros, teriam os seguintes resultados, respectivamente:

Você veria:
Você disse 'olá companheiros'
Você cantou 'olá companheiros'
Você berrou 'olá companheiros'
Você gritou 'olá companheiros'

Os demais veriam:
Saruman disse 'olá companheiros'
Saruman cantou 'olá companheiros'
Saruman berrou 'olá companheiros'
Saruman gritou 'olá companheiros'

O canal say, a exemplo do chat, também possui um atalho: 'mensagem. Digitar say mensagem ou 'mensagem produzirá o mesmo efeito.

Do Whisper

O whisper é um canal IC privado. Funciona da mesma forma que o tell, mas apenas com personagens na mesma sala que você. Digitar whisper gandalf não conte para ninguém, é segredo! resultaria em:

Você veria:
Você sussurrou para Gandalf 'não conte para ninguém, é segredo!'

Gandalf veria:
Saruman sussurrou para você 'não conte para ninguém, é segredo!'

Os demais veriam:
Saruman sussurrou algumas palavras para Gandalf.

Capítulo Segundo: Mais Canais e Mais Comunicação

Do Emote

O emote é um canal IC público. Ouvem ele todos os personagens na mesma sala que você. A função dele não é falar algo, e sim passar emoções. Como exemplo, emote respira aliviado resultaria em:

Você veria:
Você respira aliviado.

Os demais veriam:
Saruman respira aliviado.

Como o exemplo procurou deixar claro, o emote ecoa exatamente o texto que você digitar, acrescido de seu nome no início e de ponto final (no caso de seu texto não ter pontuação). Este canal possui um atalho: ,emoção. Os comandos emote emoção e ,emoção geram o mesmo resultado.

Dos Socials

Os socials são comandos para a transmissão de emoções, ações, ou simplesmente piadas para desestressar. Existe mais de uma centena deles, e podem ser vistos aqui.

Do Title

O title é o título de seu personagem (danH!), como seu personagem é conhecido, ou como gostaria que fosse. Ele aparece no who e nas salas (quando o personagem está em pé) logo após o nome do personagem. O MUD configura os titles automaticamente quando eles são criados e quando passam de nível. Você pode alterar seu title digitando title título. Se você não quiser que o MUD altere seu title quando você passar de nível, digite config +keeptitle.

Como exemplo, para ter o título de todas as cores, bastaria digitar title de todas as cores (talvez fique melhor title , de todas as cores). Veja os seguintes exemplos:

Sem vírgula:
Saruman de todas as cores.

Com vírgula:
Saruman, de todas as cores.

Os títulos devem obedecer a algumas normas. Veja a Política do MUD Valinor sobre os Títulos. (LINK PRO POLICY AQUI)

Do Gtell

O gtell é um canal OOC privado. Só vão ouvi-lo os membros de seu grupo. Digitar gtell vamos à valfenda geraria o seguinte resultado:

Todos do seu grupo, inclusive você, veriam:
(OOC) Saruman disse telepaticamente para o grupo 'vamos à valfenda'

O gtell possui o atalho ;mensagem.

Do Order

O order é um canal OOC privado. As mensagens dele só podem ser ouvidas pelos membros de seu clã. Digitar ordertalk e não? resultaria em:

Você veria:
(OOC) [Cla]: e não?

Os demais membros do seu clã veriam:
(OOC) [Cla] Saruman: e não?

No lugar de Cla você veria a insígnia de seu clã.

O order não tem atalho como alguns canais, mas possui uma abreviação: ot. Os comandos ordertalk mensagem e ot mensagem são equivalentes.

Do Quest

O quest é um canal OOC público. A abrangência dele é a mesma do chat, mas seu objetivo é outro. O quest é um canal de apoio, que deve ser utilizado apenas para auxiliar em quests. Digitar quest e para onde vou? resulta nisso:

Você veria:
(OOC) QUEST: e para onde vou?

Os demais veriam:
(OOC) QUEST: Saruman: e para onde vou?

Capítulo Terceiro: Controlando os Canais e Entrando em Contato com o Staff

Do Channels

Os canais são fundamentais para o MUD, é impossível imaginá-lo sem eles. E por isso mesmo eles são tantos quantos são, nem mais nem menos. Mas às vezes eles podem ser inconvenientes. Se você estiver lendo alguma descrição ou engajado em combate pode ser realmente incômoda a rolagem de tela que os canais provocam. Por isso a exibição de quase todos os canais OOC pode ser ativada ou não. Pode-se desligar o chat, o tell, o order, o quest e o auction, de acordo com a necessidade. O comando para isso e para exibir o status ligado/desligado dos canais OOC é o channels.

Digitando apenas channels, sem parâmetros você vai ver a lista dos canais OOC e se estão ligados ou não. Os canais ligados aparecem em maiúsculas e com o sinal + na frente, os canais desligados aparecem em minúsculas e com o sinal - na frente. Para ativar um canal, digite channels +canal, e para desligar digite channels -canal. Para ligar ou desligar todos os canais de uma só vez digite channels +all ou channels -all, respectivamente.

Apenas os canais chat, tell, order, quest e auction podem ser ligados e desligados.

Do Ignore

Não gostamos disso, é indesejável, chato, triste, mas nem sempre podemos evitar desentendimentos com outras pessoas. E o que se pode fazer quando isso ocorre no MUD? É claro que é possível prejudicar diretamente outros personagens, atacando-os, roubando-os, e de várias outras formas que uma mente vingativa possa imaginar. Mas atos assim são abomináveis e exceto em condições muito especiais são sempre proibidos no MUD Valinor (vide a Política do MUD Valinor para Assassinatos e Roubos - LINKS AQUI). Tomar atitudes assim pode significar maior prejuízo para seu personagem do que para o de seu inimigo. No MUD, em situações assim, recomendamos aquilo que mães costumam recomendar aos seus filhos: não dê atenção, apenas ignore=)

O comando para isso é ignore personagem, e ele funciona até mesmo se o personagens em questão estiver offline. Quando você está ignorando algum personagem você não recebe nenhuma mensagem enviada em nenhum canal por esse personagem, IC ou OOC, público ou privado. A maioria das ações também não tem efeito: ele não poderá soltar magias em você ou te dar itens, por exemplo. Os socials dele tampouco serão vistos por você.

Para retirar um personagem do ignore basta digitar ignore personagem denovo. O comando ignore sem parâmetros mostra uma lista dos personagens que você está ignorando, e para remover todos da lista digite ignore none.

Do Auction

Ao digitar channels você verá que existe um canal do qual nada se falou até agora: o auction. O auction é o canal de leilões, e por ele passam as mensagens de leilões geradas automaticamente pelo sistema. Os jogadores podem dar lances e abrir leilões, e isso gera mensagens no canal auction, mas não é possível enviar nenhuma mensagem diretamente para este canal. Ele é OOC e pode ser desligado.

Do Bug, Typo e Idea

Eventualmente, enquanto joga, você poderá se deparar com erros do sistema do MUD, descrições ou mensagens com erros de português, e pode também ter uma idéia genial e querer compartilhá-la com o staff do MUD Valinor. Para isso servem esses pseudo-canais, que na verdade são comandos que gravam o que é enviado por eles para análise posterior. Se tiver que usá-los, por favor o faça, ficaremos agradecidos com sua colaboração!

Se encontrar algum erro no sistema, digite bug descrição do erro.

Se encontrar algum erro de português, digite typo descrição do erro.

Se tiver alguma idéia a compartilhar, digite idea descrição da idéia.

Do Mtalk

Talvez você possa ter algo a dizer para os maiar do MUD Valinor, mas não possa ou não queira fazê-lo através dos canais comuns ou do bug, typo ou idea. Em casos como esses, você poderá digitar mtalk mensagem, e sua mensagem será enviada ao canal privado dos maiar. Se houver algum maia online, ele verá a mensagem e a responderá se puder.

O canal mtalk tem o atalho :mensagem.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Digite SAY para conversar com pessoas na mesma sala que você! Ex. SAY Olá, tudo bem?