MUD Valinor

Para quem vem do CircleMUD

por Dermeister, em 30/10/2003, lido 3608 vezes (Informações ao Jogador)

Resumo: MUDs baseados no CircleMUD são muito comuns no Brasil. De fato, grande parte dos nossos jogadores tem alguma experiência prévia com o Circle e seus descendentes. Relacionamos aqui algumas características do MUD Valinor que irão exigir um pouco de atenção para estes jogadores.

Matança x Interpretação - Ao contrário da imensa maioria dos MUDs baseados no CircleMUD, Valinor é voltado a interpretação. Qualquer ação do seu personagem em contexto IC pode ter consequências sérias! Esta é a visão de jogo do MUD Valinor: Um lugar para cada personagem se inserir na Terra-média, e vivê-la, como em um RPG.

CHAT e GOSSIP - No MUD Valinor, o comando de comunicação global OOC é CHAT ao contrário do GOSSIP do CircleMUD. Apenas um detalhe que requer atenção.

Não há "aluguel" - Em geral, MUDs baseados no CircleMUD usam o conceito de "aluguel": ou seja, ao sair do jogo, o inventário do personagem só é salvo se este procurar uma hospedaria e se hospedar. Não usamos este conceito, pois acreditamos que ele atrapalha a vivência do personagem (certos personagens podem viver em locais ermos, por exemplo, outros podem optar por uma casa própria).

Apenas itens cujo nível é menor que o nível do personagem são salvos - Importantíssimo! Se um personagem nível 3 obtêm um item 10, este item não será salvo no inventário do personagem ao sair do jogo. É uma atitude que tomamos para evitar a criação de "armários" (personagens criados apenas para guardar itens).

Seu personagem retorna onde parou - Em MUDs baseados no CircleMUD, persoangens sempre retornam ao jogo em suas cidades natais. Em Valinor, cada personagem retorna ao lugar de onde saiu. Se seu personagem nasceu em Valfenda, mas você saiu do jogo em Bri, você retornará em Bri. Isto é uma prerrogativa para que personagens possam desempenhar longas jornadas pelo MUD.

Perícias precisam ser treinadas - No CircleMUD, a proficiência nas perícias é indicada através de níveis de aprendizagem (totalmente desconhecida, parcialmente conhecida, etc.), e cada sessão de prática empregada implica na elevação do nível da perícia. No MUD Valinor optamos por um sistema mais realista, onde a proficiência é indicada em porcentagem e determinado número de sessões de prática é necessário para aprender a perícia, e então a proficiência poderá ser melhorada através do treino (isto é, usando a perícia).

Níveis para aprendizagem das perícias - No CircleMUD, as perícias não podem ser aprendidas antes do nível especificado. Novamente, no MUD Valinor, optamos por um sistema mais realista, onde as perícias tem dois níveis: o nível mínimo e o nível recomendado. Seu personagem não pode aprender perícias antes do nível mínimo, porém, pode aprendê-las antes do nível recomendado, com uma redução proporcional na proficiência máxima da perícia. Por exemplo, uma perícia tem nível mínimo de 10, 95% de proficiência máxima e nível recomendado de 50, será possível aprendê-la no nível 25, porém, sua proficiência neste nível estará limitada a 47%, ao atingir o nível 30, sua proficiência máxima será de 57%.

Roupas são usadas em camadas - Outro detalhe confuso. As roupas no MUD Valinor podem ser combinadas em diferentes camadas> você pode usar um casaco sobre uma camisa. Alguém que veja seu personagem verá apenas o casaco (afinal, a camisa está embaixo dele).

NPCs "inteligentes" - Um recurso não presente no Circle que pode confundir jogadores: muitos NPCs do MUD Valinor possuem instruções de programação que os fazem responder a estímulos, e agir mais humanamente. Não é nenhum tipo de inteligência artificial, apenas funções especiais delegadas aos NPCs.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Para ver o que tem dentro de uma bolsa, digite EXAMINE nome_da_bolsa. Veja mais em HELP CONTAINERS.