MUD Valinor

PARTE 1: USANDO E CONSTRUINDO UMA ÁREA NO SMAUG 1.4

por Derinthuck, em 17/07/2011, lido 1483 vezes (Orientações para Builders)

Resumo: Este é um tutorial básico e introdutório sobre como fazer uma área para MUD, usando o SMAUG 1.4. A primeira parte do artigo é passo a passo sobre a criação do arquivo, carregamento, aset e instalação. A segunda parte versa sobre edição propriamente dita.

Este é um tutorial básico e introdutório sobre como fazer áreas para MUD, usando o SMAUG.

Primeiro, estou partindo da ideia e que você caiu no Smaug por absoluta falta de opção! Sério, é infinitamente mais fácil usar o programa ÁreaEditor para criar e editar áreas, e somente a falta de opção ou razões muito fortes justificam criar e editar uma área diretamente em um server de MUD. Para mim, é como querer criar um blog direto do html, em lugar de usar uma interface simples e amigável como wordexpress.

Partindo do pressuposto que você já sabia isso, e que está preparado e animado para enfrentar muitas dificuldades, a maioria delas sozinho (este artigo é apenas uma introdução), vamos ao que interessa:

[Passo 1] EXECUTANDO O SMAUG

Faça o download do Smaug no link abaixo, no site do área editor. Escolhi essa versão por me parecer a mais amigável e com que posso lidar melhor, mas existem versões mais atuais e complexas por conta e esperteza do usuário. http://www.gammon.com.au/files/smaug/smaug1.4a.zip .

Após baixar, descompacte o arquivo para uma pasta própria. Aconselho que escolha um local acessível para deixar essa pasta, pois terá de lidar com muitos caminhos e subpastas.

Abra a pasta e clique no executável chamado SMAUG.EXE, e espere alguns minutos enquanto ele inicia (demora um pouco mesmo). Uma janela deve surgir executando centenas de linhas, diminua-a e espere pacientemente; essa janela deve ser mantida minimizada e não fechada. Se você fechar, fechará o programa. Se estiver usando o Smaug e fechá-la por engano, perderá o trabalho que foi feito. Nunca feche essa janela, exceto quando for sair do Smaug e tiver salvo tudo.

Nesse ponto, o Smaug está sendo executado em eu computador, então, vá para o seu cliente de MUD habitual. Abra seu cliente e se prepare para entrar no seu servidor SMAUG particular. O local de World Name pode ficar com o nome que desejar, até assim mesmo, o importante é o IP Adress. Insira nele 127.0.0.1. A porta é 4000.

Pronto! Você entrará no Smaug rodado a partir da sua máquina. Outras pessoas podem acessá-lo, basta dar a eles o seu endereço de ip pra que eles preencham no Ip adress. Vale lembrar que o número 127.0.0.1 é apenas um loopback que retorna o usuário sempre para sua própria máquina, portanto, você deve dar seu endereço de ip na rede! Sites como meu ip podem mostrar esse dado a você.

Nota: Se você está em uma rede, com um roteador com firewall, usando máscara de sub-rede e afins, talvez tenha de configurar sua conexão para permitir a entrada de pessoas em eu computador pela porta do Smaug. Isso é por sua conta.

[PASSO 2: CRIANDO SUA CONTA]

Quando entrar no Smaug, ele se portará com um MUD normal. Você verá a tela de abertura original com a ascii-art do Smaug, e o pedido de criar um novo personagem. Digite NEW, e crie um personagem normalmente, escolhendo nome, senha, sexo, etc.

Vale lembrar que todas a perguntas estarão em inglês, afinal este é o smaug original! A parte das perguntas é fácil, e pode ser feita com um nível superficial de inglês, mas tenha em mente que ter o idioma é essencial para lidar com o Smaug. Todas as ferramentas que usar, arquivo e ajuda que consultar para fazer edições de área estão em inglês. Aliás, os melhores tutoriais e tudo de melhor sobre MUD & SMAUG estão em disponíveis somente em inglês pela internet.

Em suma, crie seu charater, password, class, escolha o sistema de cor, tudo normalmente como em qualquer MUD.

[PASSO 3: ALTERANDO O SEU PFILE]

Após criar seu personagem, você estará na academia original do Smaug. Digite SAVE e saia do cliente (QUIT), pode fechar a janela se quiser. Lembrando que estamos falando da janela do cliente e não a janela de execução do Smaug. A janela do Smaug ainda estará diminuída e executando.

Retorne para a pasta do smaug, abra e acesse a subpasta PLAYERS, acesse a letra inicial do nome do eu PFILE.

Acesse o arquivo de seu pfile recém criado. Abra o arquivo, selecionando abrir em bloco de notas. Neste arquivo estão os dados de seu personagem recém criado. Na linha em que diz ‘Level 2’, substitua o número 2 por 115.

Nota: No SMAUG original todos os personagens começam do nível 2, o 115 permitirá que você seja um god com poder total.

Salve a alteração no arquivo e entre de novamente em seu smaug com eu personagem. Pronto! Você já tem seu smaug original rodando, e é um god de nível 115 que pode editar áreas e fazê-las on-line.

Nota: Quando aparecer a mensagem ‘type help start’ (digite help start), digite logo, ou essa mensagem vai ficar aparecendo para sempre.

[PASSO 4: CRIANDO UM ARQUIVO DE ÁREA]

Digitando ZONE, você vê uma lista de todos os arquivos de área que vêm junto do pacote original do Smaug. Algumas dessas, você conhecerá do Valinor, como a mansão Knob, mas não muitas, pois maioria de nossas áreas ao originais.

Mas antes de editar áreas já existentes, vamos criar a sua própria. O comando usado é RASSIGN. Para criar sua área, digite RASSIGN

Exemplo: rassign derinthuck 600 700

Quando executar isso, aparecerão o logs do que foi feito. Como god, todas as operações de edição são visíveis e logadas.

rassign derinthuck 600 700<

Log: Derinthuck: rassign derinthuck 600 700

Log: Creating area entry for Derinthuck

Done.

Derinthuck has assigned you the room vnum range 600 - 700.

Log: Updating area entry for Derinthuck

Pronto! Uma área prototype foi criada, e leva sempre o nome do seu PFILE. Essa área existe, e está carregada no seu personagem. Se verificar, ela aparece carregada (LOADED) em eu score. Porém, ela é prototype, isso significa que ela ainda não aparece no comando ZONE ou AREA.

O próximo passo é configurar essa área, ou seja, dar a ela uma faixa de vnums adequada. O comando para setar valores em área é ASET. Digitando HELP ASET, você terá uma sintaxe das possibilidades do comando!

Antes de setar esses valores vamos a uma explicação básica: vnums. Cada sala, objeto, mob de um MUD têm um VNUM. Pense no vnum como um número de identidade. Toda área ocupa uma faixa de vnums, uma área pode ter vnums de 1 a 100, por exemplo. Então suas salas começam do 1 e podem ir até o 100, seus objetos começam do 1 e podem ir até o 100, seus mobs idem. Neste exemplo acima, escolhi a faixa de 600 a 700 por que não consta em nenhuma área que vem no pacote do Smaug.

É normal e saudável que a numeração dos vnum de sala seja como a de objetos e mobs em uma área, uma room número 10 e um objeto número 10. Porém, cuidado! nunca use mesma faixa de vnums para duas áreas distintas! Se forem carregadas duas áreas que ocupem mesma faixa, o smaug terá conflito e não iniciará. Portanto, cheque no ZONE antes uma faixa vazia e segura.

Low_room: é o vnum de salas mínimo.

Hi_room: é o vnum de salas máximo.

Exemplo:

aset derinthuck.are low_room 600 Este comando definirá que as salas de sua começam em 600.

aset derinthuck.are hi_room 700 Este comado definirá que suas salas terminam em 700.

aset derinthuck.are low_obj 600 Este comando definirá que os objetos de sua área começam em 600.

aset derinthuck.are hi_obj 700 Este comando definirá que os objetos de sua área começam em 700.

Os comandos low_mob e hi_mob fazem o mesmo para mobs.

Os comandos low_soft e hi_soft definem a faixa de treino mínima e máxima recomenda.

Os comandos low_hard e hi_hard definem a faixa de nível que pode entrar na área. Se colocar um limite ela fica inacessível a jogadores fora do nível.

[PASSO 5: CARREGANDO E INSTALANDO SUA ÁREA]

O seu arquivo existe e está lá com o nome do seu personagem, mas antes de começar a construí-lo, você precisará executar alguns comandos antes. É necessário carregar sua área no sistema, e depois instalá-la. Apenas após isso comece a editar. Para carregar sua área, digite o comando abaixo que faz uso do nome do seu personagem, digite até surgir a mensagem ‘your area set to aloaded’ (sua área foi setada como carregada).

mset derinthuck aloaded yes

Your area set to LOADED!

Após isso, atribhua a área ao seu inventário, digitando o comando AASS

nomedaarea.are. Exemplo: aass derinthuck.are

Log: Derinthuck: aass derinthuck.are

Assigning you: {PROTO} Derinthuck's area in progress

Isso deve criar uma nova área listada como protótipo, que deve ser instalada.

5.1. INSTALANDO SUA ÁREA

Instalar a área é igualmente importante, e chato, mas faz parte do processo para criar. O comando para fazê-lo é INSTALLAREA. E sua sintaxe é installarea . Este comando instala aquela sua área prototipo como uma área do mud não prototipo. O nome do arquivo pode ser fixado com o comando aset, posteriormente, mas é melhor ja deixa-lo agora, e não use acentos.

Exemplo: installarea derinthuck.are Casa na arvore

Ao executar isso, aparecerá:

Log: Derinthuck: installarea derinthuck.are Casa na rvore

Saving and installing file...

Log: Saving Derinthuck.are...

Writing area.lst...

Resetting new area.

Log: [*****] BUG: Derinthuck.are: reset_area: no resets

Renaming author's building file.

Done.

Nesse ponto, terá sido criado um aquivo de área na subpasta AREA, que fica no diretório de pastas do SMAUG.

Por segurança, atribua novamente sua área (aass nomedaarea.are) e dê um goto até o primeiro vnum para criar a primeira sala da área. Em seguida salve tudo, com o mais importante comando FOLDAREA.

Exemplo: foldaera derinthuck.are

Pronto, toda essa mão de obra foi apenas para criar um arquivo de área (que no área editor demoraria 3 segundos!). Portanto, as explicações sobre edição tais como a criação de salas, descrições, itens, ficam para uma segunda parte do artigo.

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Para aprender perícias e magias você precisa ter sessões de prática! Sessões de prática são ganhas automaticamente ao subir níveis.