MUD Valinor

Descrições

por Noel, em 15/01/2009, lido 2242 vezes (Orientações para Builders)

Resumo: Dessa vez vou falar sobre descrições, um assunto menos técnico, que não mexe com o balanço do jogo, mas que é muito importante para a diversão também, e até mesmo para a jogabilidade.

Nem sempre irão prestar atenção às suas descrições, mas vão perceber se ela for mal feita, e a área será mal recebida. No máximo irão até lá para treinar, ou pegar itens, se sua área valer a pena para isso.

Várias coisas precisam e podem ser descritas em uma área. Salas é o exemplo mais óbvio, mas também mobs e objetos podem ser descritos. Sem falar nos detalhes que só serão vistos por quem quiser ver, as ED’s, descrições extras. Cada uma tem suas particularidades. Descrições de sala são as “inevitáveis”, todo mundo que passar por lá irá ver (é possível desativar a exibição de descrições de salas, e há pessoas que fazem isso, mas mesmo quem desativa as descrições de sala, só não as verá enquanto estiver andando; quando usar look na sala, verá).

Por serem as mais vistas, e por correrem na tela de alguém andando, descrições de sala têm que obedecer padrões específicos de tamanho. Na maioria dos casos, descrições de sala devem ter entre 4 e 6 linhas. Evite a todo custo fazer uma descrição de sala com apenas 3 linhas, reservando isso para os poucos lugares completamente desimportantes e sem nenhum detalhe em especial para ser descrito. Menos do que isso, não faça! Mais do que 6 linhas, reserve para lugares realmente importantes e que se destacam, como praças principais, fachadas ou salões principais de edifícios importantes, etc. Mesmo assim, evite extrapolar 8 linhas. Obedecendo esses limites, você evitará que sua descrição de sala pareça pobre demais ou que envie quantidades monstruosas de texto para os jogadores passantes.

Quanto ao conteúdo das descrições de sala, faça-as serem o que o nome sugere: descrições. Se limite a descrever o que o personagem que passar por lá pode ver, ouvir, sentir (com os 5 sentidos, não estou falando de emoções!). A lista do que não fazer é bem maior:

  1. Não assuma um comportamento do jogador (”você pára por um instante”).
  2. Não assuma uma emoção do jogador (”você sente-se enojado”).
  3. Não assuma que o personagem veio de uma direção específica ou entrou na sala de um modo em particular (”continuando ao norte”, “andando”), a menos que realmente só seja possível entrar na sala em questão dessa forma (não esqueça das magias de teleporte!).
  4. Não descreva o que não puder ser visto ou de qualquer outra forma sentido na sala em si (”essa estrada te leva até o Morro do Amarelo”, sem que o referido morro possa ser visto e identificado da sala em questão).
  5. Jamais repita descrições de sala, a menos que esteja fazendo um labirinto.

Descrições de mobs e objetos, em geral, devem obedecer as mesmas regras de conteúdo que descrições de sala, mas não possuem limites máximo e mínimo de linhas (mas tenha bom senso!). Descrições extras (ED’s) de salas podem e devem ser usadas para descrever com mais detalhes algo que a sala possua, e que os personagens só veriam direito prestando atenção mesmo. Placas, detalhes na parede, nas pedras, desenhos, tapeçarias, etc, tudo isso e muito mais pode ser descrito com descrições extras de salas. Use-as também para retirar detalhes da descrição da sala, quando essa estiver ficando grande demais.

Um detalhe a mais que me ocorreu depois de escrever esse texto: Não coloque nas descrições de salas objetos que estão na sala (objeto de fato, daqueles criados no AreaEditor, Orb, ocreate, etc), não é necessário porque os personagens já estarão vendo aquele objeto. Mas se for um objeto que não pode ser retirado da sala (fontes geralmente, móveis, etc), você pode usá-lo na descrição como referência (”perto da fonte”, “atrás do sofá”). A mesma coisa com mobs. Não os descreva nunca na sala, mas a descrição da sala pode ser em função deles (”uma plataforma sobre a qual Zé Pelé está de pé”) caso eles sejam imortais e sentinelas (guardiões, alguns vendedores), ou caso a sala torne-se inacessível sem o mob lá (lojas que fecham. CUIDADO com magias de teleporte!).

Como jogar?

Leia nosso Guia para Iniciantes e
jogue agora
(ajuda)

Esse recurso permite jogar sem instalar nada em seu computador, mas você também pode usar um cliente de MUD convencional.

Em caso de dúvidas, veja as perguntas mais frequentes ou faça a sua.

Dicas de jogo

Use pergaminhos de identificação para descobrir os atributos exatos de um item! Eles estão a disposição em lojistas de todas as cidades.