MUD Valinor

Itens de Mana

por Noel, em 27/12/2008, lido 1580 vezes (Orientações para Builders)

Resumo: Orientações gerais sobre a quantidade de mana que um item deveria dar, baseado em nível e raridade.

Ontem eu trabalhei com os valores de mana médios que uma classe conjuradora pode adquirir ao longo dos 100 níveis, e tentei imaginar quanto seria o mínimo de mana que um item que desse apenas isso oferecesse ao jogador para que fosse considerado útil, e o máximo a partir de onde poderíamos ter grandes distorções no jogo, em resumo, um teto a partir do qual apenas itens únicos (itens de glória, quests, etc) poderiam existir.

Os valores mínimos ao chamei de “comuns”, sendo portanto de se esperar que itens normais tenham esse valor, e que quanto mais difícil de se conseguir ou caro for o item, mais ele pode se aproximar do máximo, que chamei de “raro”. Dois comentários antes: primeiro, itens vendidos em lojas têm seus níveis ajustados pelo MUD entre 1 e 16, considere esses níveis quando fizer itens para venda em lojas, ou caso queira vender itens de nível maior, escreva um programa-loja. E segundo, por mais caros que sejam, itens vendidos jamais deveriam ser tão raros (no sentido de ter seu bônus de mana próximo ao máximo) quanto itens que se consegue em áreas de outras formas, simplesmente porque não são mesmo, por mais caro que seja, é só conseguir o dinheiro de qualquer forma para comprar. Dito isso, eis a tabela:

Nível Comum Raro
1 10 25
5 12 31
10 15 38
15 18 44
20 21 51
25 23 58
30 26 65
35 29 72
40 32 79
45 34 86
50 37 93
55 40 99
60 43 106
65 45 113
70 48 120
75 51 127
80 54 134
85 56 141
90 59 148
95 62 154
100 65 161

Lembre-se ainda de mais alguns detalhes. Itens em cidades-natais são via de regra low level. Se quiser um item de nível médio ou alto em uma cidade-natal, trate de dificultar sua obtenção! O item deve ser projetado para algum nível; não tente fazer um item que qualquer um, do nível 1 ao nível 100 poderá e irá querer usar. Ou ele vai ficar forte demais para os níveis baixos, ou fraco demais para os níveis altos. Se for projetar um item para uma janela de níveis, nunca use uma janela maior do que 20 níveis, e considere os valores do nível mais intermediário entre os níveis de sua janela. Por fim, esse artigo trata de itens que dão apenas mana. Se o seu item der mana e mais alguma coisa (armadura, hp, um affect qualquer) diminua o tanto de mana que ele dá. É uma troca, perde mana, ganha alguma outra coisa.

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